A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a promover a abertura de novas Unidades de Saúde Familiar (USF) nos Centros de Saúde do distrito de Bragança, tendo em vista a melhoria contínua da acessibilidade e qualidade dos serviços de saúde disponibilizados à população.
Centrada nas necessidades dos utentes e alinhada com a reorganização do Serviço Nacional de Saúde, a ULS do Nordeste tem vindo a investir na área dos Cuidados de Saúde Primários, numa ótica de integração de serviços em proximidade, salvaguardando o acesso atempado a cuidados de saúde de qualidade em segurança.
Neste âmbito, estão atualmente a funcionar seis Unidades de Saúde Familiar nos Centros de Saúde da área de abrangência da ULS do Nordeste, nos concelhos de Mirandela, Vinhais, Mogadouro, Bragança e Miranda do Douro.
Na ULS do Nordeste, a primeira USF abriu, em dezembro de 2023, em Mirandela – USF Tua Saúde, tendo, durante o ano de 2024, entrado em funcionamento mais cinco USF, nomeadamente a USF Viver Vinhais (Centro de Saúde de Vinhais), a USF Trindade Coelho (Centro de Saúde de Mogadouro), a USF Entre Serras (Centro de Saúde da Sé – Bragança), a USF Montesinho (Centro de Saúde de Santa Maria – Bragança) e a USF D`Ouro Saúde (Centro de Saúde de Miranda do Douro).
Este modelo de cuidados centra-se nas necessidades em saúde dos utentes, garantindo uma resposta moderna e de proximidade, assegurando que todos têm acesso a médico e enfermeiro de família. O processo de integração nas USF decorre de forma natural para os utentes, que continuam a ter todo o acompanhamento no mesmo Centro de Saúde.
As equipas destas Unidades são constituídas por médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que, no acolhimento ao utente, valorizam as boas práticas clínicas e de atendimento em saúde, numa ótica de melhoria contínua dos indicadores associados à saúde e bem-estar de cada pessoa.
Neste âmbito, há USF a funcionar com horário alargado, o que permite à equipa de saúde efetuar um acompanhamento mais célere dos seus utentes de acordo com as suas necessidades em saúde.
De referir que as USF são constituídas mediante a organização voluntária dos profissionais que as integram, que criam a equipa de trabalho, focando a sua atuação na resposta assistencial atempada, de qualidade, em contexto de proximidade. Este modelo, que funciona com autonomia funcional e técnica, a par das necessidades dos utentes, valoriza, igualmente, o empenho dos profissionais, através da atribuição de incentivos remuneratórios pelo seu desempenho.
No distrito de Bragança, as USF representam já 40% das Unidades Funcionais nos Centros de Saúde.
Atendendo às vantagens deste modelo de cuidados para os utentes e também para os profissionais, a ULS do Nordeste continua a apoiar a abertura de novas USF no distrito de Bragança, cuja constituição demonstra o empenho e dedicação dos seus profissionais em prol da melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados aos seus utentes.