A cidade de Bragança acolheu, no dia 24 de maio, mais uma sessão do Ciclo de Encontros de Enfermeiros do Perioperatório, que contou com a participação de profissionais de enfermagem da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
Este evento formativo, organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, teve como tema central a comunicação diretamente associada à segurança do doente.
Neste âmbito, as apresentações sobre esta temática, proferidas e moderadas por enfermeiros, incidiram sobre a comunicação interdisciplinar, no sentido de capacitar os profissionais de saúde para a importância de comunicarem assertivamente como fator relevante na criação de relações e ambientes de trabalho saudáveis, e ainda sobre a segurança na transição de cuidados de saúde, tendo a comunicação um papel crucial na transmissão de informação entre profissionais sobre os cuidados de saúde prestados ao doente.
Estas sessões formativas têm por base o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, da Direção-Geral da Saúde, bem como a norma n.º 001/2017, de 08/02/2017, sobre a comunicação eficaz na transição de cuidados de saúde, que preconiza a implementação da ferramenta ISBAR com o objetivo de incrementar a segurança na transição de cuidados ao doente e aumentar a qualidade dos cuidados de saúde.
De referir ainda que, neste âmbito, o perioperatório é considerado um momento de grande vulnerabilidade para o doente, na medida em que passa por vários momentos de transição de cuidados de saúde, entre o Bloco Operatório e os Serviços de Internamento, assumindo a comunicação entre profissionais um papel fundamental ao nível da segurança dos cuidados de saúde.
Este evento formativo contou com a presença do Enfermeiro Diretor da ULS do Nordeste, Enf.º Urbano Rodrigues, que enaltece a importância destas sessões formativas descentralizadas numa ótica de capacitação e de atualização de conhecimentos dos profissionais de enfermagem.