As equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste administraram um total de 80.463 vacinas contra a gripe e contra a COVID-19, até ao final do ano de 2022, no âmbito da campanha de vacinação outono-inverno.
Neste âmbito, foram administradas 44.097 vacinas contra a COVID-19, das quais mais de 90 por cento doses de reforço, e 36.366 vacinas contra a gripe, o que corresponde a elevadas taxas de vacinação dos utentes elegíveis para vacinação, entre os quais pessoas idosas, pessoas com comorbilidades e outros grupos de risco, bem como profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Idosos.
O distrito de Bragança apresenta assim taxas de cobertura vacinal próximas da média nacional e das recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, tendo em vista a proteção das pessoas mais vulneráveis.
Na área de abrangência da ULS do Nordeste, a vacinação na comunidade é assegurada pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários, que, a par da administração de vacinas, desenvolvem, igualmente, um trabalho fundamental ao nível do contacto e esclarecimento de dúvidas da população.
As vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 são seguras e eficazes na proteção de doença grave. Neste sentido, a ULS do Nordeste reforça a mensagem da importância da vacinação para a proteção da população, principalmente das pessoas mais vulneráveis, realçando que as pessoas elegíveis que ainda não tiveram oportunidade de se vacinar ainda o podem fazer no seu Centro de Saúde.