Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
20-09-2022

Centros de Saúde do distrito de Bragança aumentam desempenho focado no utente

O desempenho ao nível assistencial é um dos indicadores com evolução favorável nos Centros de Saúde do distrito de Bragança, que têm vindo a implementar estratégias de atuação tendo em vista a melhoria contínua da assistência de proximidade prestada aos utentes, conciliando a promoção da saúde, o tratamento da doença e a resposta à pandemia de COVID-19, nomeadamente ao nível da vacinação.

Na última reunião do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que decorreu no dia 13 de setembro, no Auditório Municipal de Macedo de Cavaleiros, em que marcaram presença diretores, enfermeiros em funções de chefia, coordenadores das Unidades de Cuidados de Saúde na Comunidade e das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e coordenadores técnicos, esteve em destaque a atividade que tem vindo a ser desenvolvida nas diferentes áreas assistenciais, a articulação de cuidados de saúde, bem como as estratégias de promoção da saúde englobando utentes e profissionais. Os trabalhos foram, como habitualmente, conduzidos pela Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Dra. Manuela Santos, que, mais uma vez, enalteceu o empenho, dedicação e esforço das equipas de saúde, reforçando o desafio de melhoria contínua dos cuidados de saúde numa ótica de proximidade e indo de encontro às necessidades dos utentes.

Na mesma linha de atuação, a Enfermeira Adelaide Baptista, assessora da Direção de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, reforçou a importância do trabalho desenvolvido em equipa centrado nas necessidades do utente, que se reflete na obtenção de ganhos em saúde.

 

Articulação de cuidados de saúde

 

A articulação entre Cuidados de Saúde Primárias e Cuidados de Saúde Hospitalares foi outro dos temas em destaque, tendo marcado presença nesta reunião a Dra. Renata Aguiar, Reumatologista na ULS do Nordeste, com o objetivo de reforçar a informação sobre a consulta nesta área realizada na instituição, abordando os critérios de referenciação e a formação específica para utentes e profissionais.

Neste encontro foram, também, abordados os indicadores de desempenho das unidades de saúde, tendo em vista a implementação de estratégias de atuação em áreas específicas e prioritárias ao nível da promoção da saúde, da prevenção e tratamento da doença, assegurando um nível de resposta assistencial que corresponda às necessidades dos utentes acompanhados nos Centros de Saúde do distrito de Bragança.

 

Melhoria contínua na assistência e atendimento

 

Neste sentido, a responsável do Gabinete de Planeamento e Controlo, Dra. Sofia Rodrigues, apresentou a evolução dos indicadores já alcançados este ano comparativamente com os resultados de 2019 e com o compromisso assumido para 2022.

Ao nível da promoção da saúde, foi apresentado, pela Dra. Karolina Mohosh, o Protocolo de Atuação na Prevenção de Burnout dos profissionais de saúde em era COVID, a implementar nos Cuidados de Saúde Primários, tendo em vista a dinamização de atividades e momentos de bem-estar em contexto organizacional.

Ao nível do atendimento de utentes, numa ótica de modernização administrativa dos serviços, o Eng.º Filipe Sá, do Gabinete de Planeamento e Controlo, reforçou a informação sobre o projeto de gestão do acesso e das filas de espera, que está a ser implementado, de forma gradual, nos Centros de Saúde da área de abrangência da ULS do Nordeste, apelando à colaboração de todos ao nível da melhoria contínua do atendimento aos utentes. Este projeto consiste na implementação de quiosques eletrónicos e écrans Led, associados a software específico, com funcionalidades modernas que permitem agilizar, ao nível da atividade programada, o circuito do atendimento dos utentes.

De realçar a importância destes encontros ao nível da promoção da reflexão sobre as estratégias de atuação ao nível do desempenho assistencial, numa ótica de partilha de experiências, contribuindo assim para a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados aos utentes pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, no âmbito daquele que é a sua missão.

 


Partilhar:
Aliquam diam vulputate, venenatis, ipsum consectetur ut eget Lorem