O Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste retomou as reuniões de serviço mensais, interrompidas na sequência da pandemia de COVID-19, tendo em vista a avaliação do desempenho e a implementação de estratégias de atuação nesta área de cuidados, bem como a melhoria contínua da assistência de proximidade prestada aos utentes do distrito de Bragança.
Nesta reunião, que decorreu, no dia 10 de maio, no Auditório Municipal de Macedo de Cavaleiros, marcou presença, na sessão inicial, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, que enalteceu o trabalho e dedicação dos profissionais de saúde ao nível da prestação de mais e melhores cuidados de saúde à população, numa ótica de proximidade e de satisfação das suas necessidades. E sublinhou o empenho do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, em estreita articulação com o Ministério da Saúde, para reforçar o quadro de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar nos Centros de Saúde da ULS do Nordeste.
Os trabalhos da reunião foram conduzidos pela Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Dra. Manuela Santos, que, salientando o importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos profissionais dos Centros de Saúde, apelou à articulação e espírito de união de todos tendo em vista a prestação de mais e melhores cuidados de saúde, direcionando o foco para as necessidades da população do distrito de Bragança.
Áreas prioritárias de intervenção
Na primeira intervenção, o Dr. Rui Ferreira, médico da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste, enalteceu as áreas prioritárias de atuação, alinhadas com o Plano Nacional e o Plano Local de Saúde, nomeadamente as doenças cérebro-cardiovasculares, as doenças oncológicas e a Saúde Mental, salientando que é fundamental trabalhar essas áreas atendendo ao impacto da pandemia de COVID-19.
Neste sentido, a ULS do Nordeste está a reforçar a intervenção ao nível da diabetes, hipertensão, rastreios oncológicos, Saúde Mental, Saúde Infantil e Saúde Materna, tendo em vista a promoção da saúde e o acompanhamento dos utentes com doença crónica.
Em relação aos rastreios oncológicos, importa realçar a alteração da metodologia ao nível da realização do rastreio do cancro colorretal, estando a ULS do Nordeste, através da articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados Hospitalares, a assegurar as condições necessárias para que sejam rastreados o maior número de utentes elegíveis. Assim, os casos positivos no âmbito deste rastreio irão realizar a colonoscopia na Unidade de Gastroenterologia no Hospital de Mirandela, que, na sequência de uma avultada intervenção de melhoria, disponibilizará todas as condições de segurança e conforto aos utentes.
Durante esta reunião com os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários, o Dr. Luís Lopes, médico especialista em Gastrenterologia na ULS do Nordeste, salientou a importância de promover o rastreio junto dos utentes, bem como a disponibilização de toda a informação sobre a realização da colonoscopia, nos casos elegíveis para a realização deste exame, realçando que nos Serviços da ULS do Nordeste é realizada com sedação e com acompanhamento de anestesiologia, no sentido de tranquilizar e preparar os utentes antes da realização do exame.
Avaliação, contratualização e monitorização da atividade
Neste encontro foram, igualmente, abordados os indicadores de desempenho das unidades de saúde, tendo em vista a implementação de estratégias de atuação e a contratualização dos indicadores relacionados com as áreas de intervenção. Neste sentido, a responsável do Gabinete de Planeamento e Controlo, Dra. Sofia Rodrigues, apresentou os resultados alcançados em 2021 e explanou as metas a atingir em 2022.
Ainda na área da contratualização interna e externa, a Dra. Joana Vicente, médica de Medicina Geral e Familiar em representação da Task Force de Assessoria à Direção dos Cuidados de Saúde Primários, apresentou as principais diretrizes em termos de governação clínica e de melhoria da qualidade clínica, englobando a explicação dos indicadores relacionados com as áreas a contratualizar, e enalteceu a importância da proatividade ao nível da melhoria do desempenho e da qualidade assistencial nas diferentes Unidades.
Por sua vez, a Enfermeira Adelaide Baptista, assessora da Direção de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, enalteceu que o trabalho ao nível das áreas a contratualizar deve ser desenvolvido numa ótica de dar resposta às necessidades em saúde dos utentes servidos pela ULS do Nordeste.


