Os enfermeiros da Unidade de AVC – Acidente Vascular Cerebral da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, Cândido Vilarinho Pires, Susana Salselas e Vânia Teixeira foram distinguidos com o primeiro prémio do concurso de comunicações livres das I Jornadas do Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro (NER-ULSTMAD).

Intitulada “Avaliação do Risco Nutricional e Disfagia”, esta comunicação foi apresentada no evento realizado no Centro Cultural de Chaves, nos dias 20 e 21 de setembro.

Os autores do trabalho salientam que o AVC é a doença neurológica aguda de maior relevância, mantendo-se como a primeira causa de mortalidade e de perda de qualidade de vida em Portugal.

Este estudo, afirmam os profissionais, refletiu o trabalho desenvolvido pela equipa de enfermagem da Unidade de AVC da ULS do Nordeste, em Macedo de Cavaleiros, através da implementação de funcionalidades tecnológicas que auxiliam no combate à desnutrição hospitalar, tendo o enfermeiro de reabilitação “um papel determinante na avaliação e recuperação de utentes em risco de desnutrição”.

Os enfermeiros premiados concluíram, assim, que “a otimização de estratégias preventivas de acompanhamento nutricional contribuiu para melhorar a atuação perante utentes em risco, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida”.