A Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta do Tua e do Sabor (ECSM-PA Tua-Sabor) da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste completa dois anos ao serviço da comunidade no sul do distrito de Bragança.
Sediada no Centro de Saúde de Mirandela II, esta equipa multidisciplinar assegura a prestação de cuidados na área da Saúde Mental à população dos concelhos de Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
A sua atuação centra-se no seguimento prioritário a pessoas com doença mental grave, efetuando o seu acompanhamento em proximidade, e na prestação de cuidados colaborativos junto dos Cuidados de Saúde Primários no seguimento de pessoas com doença mental de outras tipologias.
A intervenção destes profissionais, em proximidade, tem como principais objetivos contribuir para a redução de hospitalizações/reinternamentos, prevenir casos de suicídio e promover o aumento da qualidade de vida, autonomia e independência das pessoas com doença mental grave.
A ECSM-PA Tua-Sabor acompanha, à data, mais de uma centena de utentes nestes cinco concelhos, em linha com o plano inicial que preconizava o acompanhamento de 80 utentes nos primeiros 18 meses, mediante um processo de integração gradual das situações que necessitam de cuidados nesta área.
Proximidade e parcerias na promoção da Saúde Mental
Ao longo deste ano foi estabelecida uma estreita colaboração com os Municípios, Santas Casas da Misericórdia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS`s), Juntas de Freguesia e outras entidades locais, tendo em vista assegurar uma resposta célere às necessidades mais prementes dos utentes acompanhados pela ECSM-PA Tua- Sabor.
De realçar, igualmente, no decurso deste ano, o trabalho de proximidade com a comunidade através da realização de atividades que visam abordar a saúde mental e a doença mental de forma esclarecida, quebrando o estigma que ainda existe na sociedade. Um exemplo disso foi o Movimento “Todos pela Saúde Mental”, que se estruturou em três importantes momentos: uma caminhada, uma tertúlia alusiva à temática e a iluminação do Município para assinalar o Dia da Saúde Mental, que reuniu mais de 200 pessoas.
Neste âmbito, foram, igualmente, desenvolvidas sessões com técnicos das entidades parceiras, para esclarecer e abordar os sinais, os sintomas e a forma de lidar com a doença mental grave.
Por sua vez, os grupos psicoeducativos têm vindo a realizar-se mensalmente nos municípios de Carrazeda de Ansiães e de Mirandela, estando em vista o seu alargamento aos restantes concelhos da área de intervenção da Equipa.
A ECSM-PA Tua-Sabor mantém uma relação de proximidade com os utentes e as suas famílias, com rápida acessibilidade através de contacto telefónico e capacidade de intervir em situações de crise, tendo já percorrido mais de 32 mil quilómetros entre os municípios abrangidos.
O trabalho desenvolvido ao longo destes dois anos revela um percurso positivo ao nível da intervenção na área da Saúde Mental, com impacto na mudança de comportamentos, promoção de estilos de vida saudáveis, recuperação gradual da autonomia e autoconfiança – tanto a nível pessoal como social – tão importantes para a recuperação da autoimagem do indivíduo, a sua reinclusão na sociedade e no mercado de trabalho.
A Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta do Tua e do Sabor está assim empenhada em continuar a fazer a diferença na área da Saúde Mental, centrando a sua atuação nas necessidades dos utentes, em particular, e da população, em geral, numa ótica de proximidade.
