A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), que integra o Departamento de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, tem vindo a reforçar a intervenção na comunidade, com o objetivo de sensibilizar para a especificidade dos cuidados em fim de vida.
Os resultados do ano de 2022 refletem esta dinâmica, com o aumento do número de ações de sensibilização para a população, numa ótica de proximidade.
A equipa tem vindo a apresentar índices de atuação positivos, que englobam a atividade assistencial e a realização de ações junto das equipas recetoras e comunidade envolvente, promovendo a intervenção realizada nesta área. Assim, no ano de 2022, a equipa realizou um total de 4.037 acompanhamentos a doentes, familiares e situações de luto.
No âmbito da atuação da EAPS da ULS do Nordeste foram assistidos, no ano passado, 2.584 doentes, 590 dos quais novas entradas, e foram acompanhados 1.303 familiares, 464 dos quais situações novas. Os casos de luto totalizaram as 150 intervenções, 18 das quais correspondem a novos acompanhamentos pela equipa.
A missão desta equipa – constituída atualmente por duas psicólogas e uma educadora social – é prestar apoio psicossocial e espiritual a doentes com doença avançada e progressiva, bem como às suas famílias, dinamizando ainda um programa de apoio ao voluntariado.
Recorde-se que a EAPS da ULS Nordeste iniciou a sua atividade em dezembro de 2018, no âmbito do Programa HUMANIZA – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doença Avançada, da Fundação La Caixa. Coordenada pela diretora do Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste, Dra. Liseta Gonçalves, atua em articulação com as equipas recetoras, nomeadamente a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da Terra Fria (que abrange os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais), a Unidade de Cuidados Paliativos, a Unidade de Convalescença e o Hospital de Dia de Oncologia da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.
Humanização de cuidados
Paralelamente à assistência a doentes, familiares e acompanhamento de processos de luto, a EAPS da ULS do Nordeste desenvolve, de forma periódica, diversas atividades, num contexto de humanização de cuidados, envolvendo música e trabalhos. Estas iniciativas têm possibilitado aos doentes internados na Unidade de Cuidados Paliativos em Macedo de Cavaleiros uma melhor qualidade de vida, diminuindo sentimentos de ansiedade e impulsionando o seu bem-estar psicológico e emocional e dos seus familiares.
Os doentes e as suas famílias beneficiam, com esta equipa, de auxílio indispensável à adaptação a uma situação de grande impacto emocional. E durante o processo de luto, os familiares recebem também o apoio necessário para lidar da melhor forma possível com a perda do seu ente querido.
Proximidade
Através de um apoio integral, integrado e diferenciado, a EAPS complementa, desta forma, a resposta dada pelo Departamento de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste aos doentes com necessidades paliativas e seus familiares.
Trata-se de um projeto inclusivo e integrador, o qual a ULS Nordeste se congratula por acolher na sua área de abrangência, graças à Fundação La Caixa – uma organização espanhola sem fins lucrativos que atua desde 1904 no sentido de promover uma sociedade mais justa e igualitária, agora também em Portugal e, em particular, no distrito de Bragança.