As equipas de Saúde Escolar do distrito de Bragança deram início a mais um ano letivo através da promoção do relevante trabalho conjunto desenvolvido em articulação entre os profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e os estabelecimentos dos diversos graus de ensino da região, desde o pré-escolar ao secundário.
Assim, professores coordenadores da educação para a saúde, Escola Superior de Saúde do IPB e a União de instituições particulares de solidariedade social, reuniram, no passado dia 14 de setembro em Macedo de Cavaleiros com nutricionistas, psicólogas, médicas dentistas, enfermeiros(as), e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, no sentido de planearem a execução do Plano Nacional de Saúde Escolar em 2022-2023.
Depois do acolhimento aos novos elementos integrantes da Equipa Distrital de Saúde Escolar, foram abordadas temáticas diversas neste âmbito, nomeadamente a implementação do projeto Alerta Sono, os novos procedimentos integrados no Plano Nacional de Saúde Oral (e no qual se inclui o projeto SOBE), as mais recentes orientações relacionadas com alergias alimentares, a continuidade dos projetos PRESSE (educação sexual) e PASSE (alimentação saudável) e foram ainda dados a conhecer novos projetos a desenvolver no contexto da Saúde Escolar (sustentabilidade e literacia ambiental e ainda na área da educação postural).
O levantamento de necessidades de formação e a entrega de materiais aos coordenadores das equipas locais de saúde escolar decorreram igualmente no contexto desta reunião, a qual contou com a presença da coordenadora da Unidade de Saúde Pública, Dra. Inácia Rosa.
As equipas de saúde escolar têm como principal objetivo “contribuir para mais saúde, mais educação, mais equidade e maior participação e responsabilização de todos(as) com o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e jovens”.
As intervenções em ambiente escolar “exigem compromissos dos sistemas de Saúde, Educação, Segurança Social, autarquias, entre outros, visando a promoção da saúde, a prevenção da doença, a redução das desigualdades, a continuidade dos programas e a sustentabilidade das ações de capacitação da comunidade educativa”.
Competição saudável
A ULS do Nordeste promoveu, no passado dia 21 de setembro, em Vinhais, uma sessão de Teambuilding, entre os coordenadores das áreas da saúde e da educação, que pretendeu fortalecer o trabalho em equipa, através de sinergias entre os profissionais de ambas as áreas.
O encontro teve início com uma sessão de abertura presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Dr. Luís Fernandes, e pela Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste, Dra. Inácia Rosa, à qual se seguiu uma palestra motivacional no Centro Cultural, a cargo da Dr.ª Kelly Sarmento (analista comportamental e coach) e do Eng.º Nuno Soeiro (coach – trainer). No período da tarde desenvolveram-se dinâmicas de grupo no Parque Biológico de Vinhais, seguindo-se posteriormente uma atividade de arborismo e a visita ao mesmo.
Foi um dia diferente para os elementos responsáveis pela saúde escolar do distrito de Bragança, com o objetivo de permitir a criação de laços entre os participantes, atuar ao nível das barreiras e obstáculos da comunicação e fomentar um clima de bem-estar, segurança e partilha com o outro.
Melhorar o desempenho das equipas tirando partido das ideias e dinâmica geradas pelo grupo; gerar afinidade e empatia, favorecer a disponibilidade para a mudança e criar a resiliência necessária para superar desafios foram igualmente metas atingidas com a realização desta sessão de Teambulding. Os participantes demonstraram o seu envolvimento, entusiasmo e a predisposição necessária para alcançarem os objetivos propostos, seja no decorrer deste dia, seja ao longo de mais um ano letivo, na promoção da saúde em contexto escolar.





