A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa, e a Diocese de Bragança-Miranda, através da Pastoral da Saúde, promoveram a primeira Jornada de Espiritualidade, realizada no dia 11 de fevereiro, para assinalar o Dia Mundial do Doente, no auditório Paulo Quintela, em Bragança.

“Meditação Cristã – Prevenção de Fatores de Risco que podem levar à Doença” foi o tema desta iniciativa, destinada a profissionais da área da saúde que contactam com os doentes no seu contexto de trabalho. O objetivo foi debater o cuidado ao doente numa perspetiva holística, ou seja, como um todo, em que tanto o corpo como a mente assumem um papel fundamental na recuperação da pessoa.

A iniciar o evento teve lugar um momento musical, pelo Conservatório de Música e Dança de Bragança, seguindo-se a sessão de abertura, que contou com as intervenções do Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Paulo Xavier, e do Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, unânimes na importância do bem-estar espiritual quer por parte do doente, quer por parte de quem dele cuida.

O programa integrou uma conferência do padre Fernando Leite Sampaio, diretor nacional da Pastoral da Saúde; uma partilha de Liseta Gonçalves, médica, diretora do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados da ULS do Nordeste; uma abordagem sobre “a dimensão espiritual da meditação cristã: relaxar para meditar, não meditar para relaxar”, pelo frei Hermano Filipe; e incluiu ainda um workshop sobre meditação, orientado pela iconógrafa Tânia Pires.

Tratou-se de uma oportunidade de aprendizagem, de partilha e de reflexão acerca da saúde como um bem precioso, aliando ao bem-estar físico, mental e social, a dimensão espiritual, num equilíbrio harmonioso entre o corpo, a mente e o espírito.