O Dia Mundial do Sono, que se assinala a 15 de março, foi comemorado em Bragança com a realização das I Jornadas Alerta Sono, organizadas pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que reuniram 170 participantes das áreas da Saúde e da Educação.

Este evento, que surgiu no âmbito do Projeto Alerta Sono, coordenado pela enfermeira Ana Sofia Coelho, da ULS do Nordeste, reuniu palestrantes com investigação relevante desenvolvida sobre esta temática, permitindo assim a partilha de informação científica no âmbito da promoção de hábitos saudáveis associados ao sono com impacto na saúde nas diferentes faixas etárias.

Na sessão de abertura das Jornadas, que contou com a presença da coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste e da coordenadora do Projeto Alerta Sono, e reuniu representantes da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação, da Câmara Municipal de Bragança e do IPB, foi partilhada a opinião de que “as perturbações da qualidade de sono constituem um problema de Saúde Pública que requer uma intervenção concertada com programas de promoção efetivos dirigidos à população” nas diferentes faixas etárias.

É neste contexto que surge o projeto Alerta Sono dirigido aos Agrupamentos de Escolas do distrito de Bragança e que visa a promoção da qualidade do sono de crianças e adolescentes, estimulando a adoção de rotinas e padrões de sono saudáveis.

Neste âmbito, foram apresentados nestas Jornadas, pela coordenadora do Projeto Alerta Sono, os resultados da avaliação sobre as rotinas de sono, efetuada através da aplicação de questionários, aos estudantes que integram os nove Agrupamentos Escolares e duas Escolas Profissionais que aderiram, nesta fase, ao Projeto Alerta Sono, que demonstram a necessidade de intervir nesta área. Dos 5.699 alunos que integraram o diagnóstico, 62% revelou ter má qualidade do sono, na sua maioria, associada à utilização inadequada de tecnologias, nomeadamente do telemóvel.

O programa das Jornadas foi ainda constituído por painéis científicos de elevada qualidade, destacando-se a palestra magistral a cargo da Dra. Teresa Paiva, sobre o tema “O Sono é o nosso Super Poder”, bem como da psicóloga Teresa Rebelo Pinto, que abordou a “os modelos de intervenção em educação do sono”.

O evento contou igualmente com a presença, na qualidade de palestrantes, de profissionais da ULS do Nordeste, nomeadamente da Dra. Clotilde Mota Andrade (Pneumologista), que abordou a “Apneia Obstrutiva do Sono no adulto”, e da Dra. Emanuela Maldonado (Médica Interna de Psiquiatria), que apresentou a relação entre o sono e a Saúde Mental.

As I Jornadas Alerta Sono foram organizadas pela Equipa Alerta Sono, que reúne profissionais da ULS do Nordeste e da Escola Superior de Saúde do IPB, à qual se juntaram docentes e técnicos de comunicação e imagem do IPB.