A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Comissão de Qualidade e Segurança, promoveu o III Ciclo de Conferências para a comunidade, nos dias 21 e 22 de novembro, em Vila Flor e em Bragança.

Nesta sessão formativa, realizada no âmbito do projeto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde”, foram abordados por profissionais da ULS do Nordeste os seguintes temas: medicação e a sua administração de forma segura, prevenção de quedas nas diferentes faixas etárias e a prevenção de úlceras por pressão em pessoas vulneráveis.

A temática sobre a medicação foi abordada pela Dra. Catarina Lima, pela Dra. Cristina Nunes e pelo Enf.º Luciano Peredo, a prevenção de quedas foi apresentada pela Enf.ª Natália Silva e a prevenção de quedas foi o tema abordado pela Dra. Ana Santos. As sessões foram moderadas pela Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste e Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança, Dra. Eugénia Madureira, que enalteceu a importância de aumentar a literacia em saúde junto de diferentes públicos, tendo em vista, por um lado, a promoção da melhoria de cuidados em instituições e, por outro lado, a sensibilização para o autocuidado junto da população.

Direcionadas para profissionais de saúde, cuidadores, estudantes das áreas da saúde e comunidade em geral, estas conferências contaram com a presença de cerca de 150 participantes, entre os quais profissionais de saúde da ULS do Nordeste, profissionais de Instituições Particulares de Solidariedade Social, alunos de áreas da Saúde e cidadãos.

De realçar ainda a presença do Presidente do Município, em Vila Flor, Pedro Lima, e, em Bragança, do Vice-Presidente do Município, Paulo Xavier, e do Presidente da Junta de Freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo, Telmo Afonso.

Promover o acesso à informação em saúde e a capacitação da população para tomar decisões autónomas e responsáveis sobre a sua saúde nas diferentes faixas etárias é uma das prioridades do Serviço Nacional de Saúde abraçada pela ULS do Nordeste, no âmbito da sua missão, tendo em vista o aumento dos níveis de literacia em saúde na comunidade.