A cidade de Bragança acolheu a primeira edição das Jornadas do Internato Médico da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, organizadas pelas Direções do Internato Médico dos Cuidados de Saúde Hospitalares e dos Cuidados de Saúde Primários, que decorreram nos dias 12 e 13 de maio.
Este evento reuniu profissionais médicos que estão a desenvolver a sua atividade e/ou formação nas Unidades que integram a ULS do Nordeste.
Durante dois dias, os médicos que estão a desenvolver o internato Médico no distrito de Bragança tiveram oportunidade de apresentar temáticas relacionadas com a sua área de intervenção e, ao mesmo tempo, partilhar experiências do contexto clínico. Foram, igualmente, apresentadas reflexões sobre as particularidades de desenvolver o Internato Médico no Interior do País, tendo sido realçada a proximidade e a articulação entre as Unidades e Serviços de Saúde e as estruturas da comunidade, numa ótica de melhor satisfazer as necessidades dos utentes. A articulação entre Cuidados de Saúde Primários, Cuidados de Saúde Hospitalares e Saúde Pública esteve também em destaque como um ponto forte ao nível da resposta assistencial no distrito de Bragança.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, da Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte, Dra. Maria da Luz Loureiro, do representante em Bragança da Ordem dos Médicos, Dr. António Andrade, das diretoras do Internato Médico para os Cuidados de Saúde Hospitalares e para os Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Dra. Elisabete Pinelo e Dra. Raquel Diz, e do presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Hernâni Dias.
O presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, deu os parabéns à organização do evento e enalteceu a sua importância no contexto clínico e formativo da ULS do Nordeste.
Atendendo à temática do evento, o responsável máximo da ULS do Nordeste realçou ainda que o distrito de Bragança ainda mantém uma elevada taxa de utentes com médico de família, apesar da recente aposentação de alguns clínicos, e salientou que o Conselho de Administração da ULS do Nordeste, em articulação com o Ministério da Saúde, está empenhado em continuar a reforçar o quadro de pessoal médico e em particular dos Centros de Saúde, destacando a entrada, no primeiro trimestre deste ano, de nove novos médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar.
Por sua vez, a Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte, Dra. Maria da Luz Loureiro, enalteceu a importância destas Jornadas e agradeceu o empenho da organização, salientando a qualidade do Internato Médico desenvolvido no distrito de Bragança.
Na sua intervenção, o representante em Bragança da Ordem dos Médicos, Dr. António Andrade, enalteceu a qualidade das Jornadas, felicitou a organização e, ao mesmo tempo, anunciou a abertura em Bragança da sede da Ordem dos Médicos, que contará com espaços adaptados para a atividade formativa dos clínicos.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Hernâni Dias, felicitou igualmente a organização deste importante evento para a cidade de Bragança e salientou que a qualidade de vida no concelho e na região é um fator positivo que também poderá contribuir para a atração e fixação de jovens médicos.
No evento estiveram ainda presentes a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares na ULS do Nordeste, Dra. Eugénia Madureira, a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Manuela Santos, a vogal executiva, Dra. Elisa Dias, o Diretor de Enfermagem, Enf.º Urbano Rodrigues, e a Assessora da Direção de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, Enf.ª Adelaide Baptista.
De realçar ainda que a par das comunicações sobre temas clínicos transversais a várias especialidades foram ainda realizados no âmbito destas Jornadas dois workshops, dinamizados por médicos da ULS do Nordeste, nas áreas da Hepatologia, Doenças Autoimunes e Ortopedia, numa ótica de partilha de experiências e de valorização dos profissionais da região.


