A promoção da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida através de modelos de intervenção centrados no utente esteve em destaque nas I Jornadas da Saúde e Estilo de Vida promovidas pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através das Médicas Internas de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar (MGF).
Este importante evento, em formato online, reuniu, no dia 20 de dezembro, cerca de uma centena de participantes que tiveram oportunidade de assistir às diversas sessões dedicadas à medicina do estilo de vida, à prevenção da obesidade, à higiene do sono, à alimentação e exercício físico nas diferentes fases da vida, incluindo na gravidez e na terceira idade.
Estas Jornadas tiveram início com a sessão de abertura, que contou com as intervenções da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Dra. Filipa Faria, da Médica Especialista em MGF na USF Tua Saúde (Mirandela), Dra. Emanuela Gomes, e da Dra. Mariana Pereira, Médica Interna de MGF na USF Tua Saúde, em representação da Comissão Organizadora destas Jornadas.
Nas palavras iniciais foi unânime a opinião quanto à relevância das temáticas em reflexão nestas Jornadas no contexto da prática clínica em Cuidados de Saúde Primários. Neste âmbito, a Dra. Filipa Faria salientou a importante intervenção dos profissionais de saúde que acompanham o utente e a sua família ao longo do ciclo de vida ao nível da promoção da saúde e da prevenção da doença, através da sua capacitação para a tomada de decisões informadas e assertivas, num contexto de proximidade.
O primeiro tema abordado foi a Medicina do Estilo de Vida e Slow Aging, pela perspetiva da Dra. Tânia Lima, Médica de Clínica Geral e Medicina do Estilo de Vida, que na sua comunicação enalteceu o importante papel do trabalho multidisciplinar entre profissionais de várias áreas da saúde na promoção de comportamentos saudáveis e alterações do estilo de vida, tendo em vista a prevenção de doenças não transmissíveis através da capacitação do utente.
Seguiu-se a comunicação sobre o tema “Obesidade: Uma patologia multifatorial”, pela Dra. Joana Menezes Nunes, médica Endocrinologista, que realçou a alimentação saudável e a atividade física enquanto pilares centrais para otimizar a saúde, apresentando, igualmente, os modelos de intervenção ao nível da prevenção e tratamento da obesidade.
Ainda relacionado com a alimentação, a Dra. Joana Ferreira, nutricionista e especialista em nutrição desportiva, abordou o papel da suplementação associado à alimentação e nutrição de desportistas, realçando, uma vez mais, a importância de um equilíbrio alimentar associado à prática de desporto.
O papel da alimentação associado à fertilidade foi o tema apresentado pela Dra. Mariana José, nutricionista, que também enalteceu o impacto da alimentação associada a um estilo de vida saudável no processo de geração de novas vidas.
E ainda associado à gravidez e pós-parto, a Dra. Joana Vilas Boas, especialista em exercício na gravidez e pós-parto, enalteceu a importância do exercício físico, apresentando algumas especificidades ao nível dos exercícios recomendados nesta fase da vida e o seu impacto na saúde da mulher durante a gravidez, no parto e na sua recuperação.
Entre os temas associados ao estilo de vida saudável foi ainda enaltecido o importante papel do sono de qualidade, uma temática abordada pela Dra. Sara Branquinho, médica de clínica geral e medicina do estilo de vida, que abordou as estratégias associadas à higiene do sono e os desafios para contrariar os hábitos associados à má qualidade do sono.
A comissão organizadora destas Jornadas pretendeu assim sensibilizar para a importância da promoção da saúde e de hábitos saudáveis ao longo do ciclo de vida, com enfoque na alimentação, exercício físico e higiene do sono, numa ótica de promoção holística da Saúde, estando já a planear uma segunda edição deste importante evento científico.








