Bragança foi palco, no dia 20 de dezembro, do II Fórum de Jovens Médicos do Nordeste Transmontano, cujo foco esteve em temáticas do foro do conhecimento, do networking e da inovação.

A iniciativa, que decorreu na Casa da Seda, do Centro de Ciência Viva de Bragança, foi organizada pela Sub-Região de Bragança da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (OM) e contou com a presença do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, Carlos Vaz, do presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier e do vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Luís Pais.

Na sessão de abertura, a Presidente da Sub-Região de Bragança da Secção Regional do Norte da OM, Cristina Nunes, agradeceu o empenho, quer das entidades ali representadas, pelo esforço no melhor acolhimento e na captação de novos médicos para a região, quer dos profissionais que aqui se fixam e desenvolvem a sua carreira clínica.  Esta responsável salientou também a importância, nesse sentido, da criação do futuro Centro Académico Clínico, fruto de uma parceria entre a ULS do Nordeste e o IPB, resultando em melhores cuidados de saúde para a população, através da investigação, do ensino, do desenvolvimento de novos projetos e da atração de mais recursos para a região.

O presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Carlos Vaz, reforçou a disponibilidade desta entidade para acolher os jovens médicos aquando da realização do seu internato, como tem acontecido, bem como na criação das melhores condições para os integrar no quadro clínico da instituição, para a construção de carreiras profissionais desafiadoras e motivadoras, onde podem contribuir para a excelência assistencial e fazer a diferença.

Nesta missão mostraram-se igualmente empenhados o presidente do Município, Paulo Xavier, e o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, ambos defendendo a diferenciação positiva do interior, no contexto nacional, com apoios reforçados para a prestação dos melhores cuidados aos utentes.

Ao longo do dia foram abordados temas centrais da formação médica, da saúde mental, comunicação eficaz e desafios na prática médica.