A Reunião Aberta do Serviço de Urgência, organizada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança (UHB), este ano dedicado ao tema “Intervenção na violência no SU: Da prevenção à ação”, reuniu, no dia 07 de junho, mais de 200 participantes, na sua maioria profissionais de diferentes áreas da saúde.
Este evento formativo, teve início com uma sessão de boas-vindas, que contou com as intervenções do Enfermeiro Diretor da ULS do Nordeste, Enf.º Urbano Rodrigues, do Diretor do Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos, Dr. Domingos Fernandes, e do Enfermeiro Gestor do Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos e do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da UHB, Enf.º Norberto Silva.
Do Conselho de Administração da ULS do Nordeste esteve ainda presente a Vogal Executiva, Enf.ª Sandra Moura.
Nas palavras dos intervenientes a opinião foi unânime quanto à problemática crescente de situações de violência nos serviços de saúde, em geral, e nos Serviços de Urgência, em particular. Estes casos, que têm vindo a aumentar, abrangem utentes que são vítimas, mas também profissionais de saúde que no exercício das suas funções experienciam situações que configuram diferentes formas de violência.
É, por isso, importante continuar a promover a reflexão sobre a intervenção na violência, com enfoque na prevenção, destacando o papel dos profissionais de saúde e a articulação com as entidades com intervenção nesta área.
Assim, a primeira mesa foi dedicada ao tema “Violência como Entidade Clínica”. Com a moderação do Enfermeiro Diretor da ULS do Nordeste, Enf.º Urbano Rodrigues, contou com as apresentações da Dra. Sofia Carrapa – Médica de Medicina Geral e Familiar na ULS do Nordeste, que integra a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) – sobre o tema: “O papel do profissional de saúde: Rastreio e protocolos”, e da Enf.ª Anabela Martins – Enfermeira Gestora na ULS do Nordeste, que também integra a EPVA – que abordou o tema “Risco clínico de violência no adulto”.
A segunda mesa, dedicada ao tema “Violência Sobre Grupos Vulneráveis”, foi moderada pelo Enfermeiro Gestor da ULS do Nordeste Norberto Silva, e contou com as intervenções da Dra. Liliana Pereira – Médica Pediatra na ULS do Nordeste – que abordou o tema dos maus-tratos nas crianças e jovens, seguiu-se a intervenção da Enf.ª Sandra Novo – Enfermeira Especialista no Serviço de Urgência da UHB – que abordou o tema dos maus-tratos nos idosos, e do Dr. Miguel do Vale – Procurador da República no Tribunal Judicial de Bragança – que apresentou a perspetiva jurídica e lei de proteção de crianças e jovens e idosos.
A mesa que encerrou esta reunião de trabalho foi dedicada ao tema da violência sobre os profissionais de saúde do Serviço de Urgência. Moderada pelo Diretor do Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos da ULS do Nordeste, Dr. Domingos Fernandes, contou com as apresentações do Dr. Vítor Pimenta – Médico Psiquiatra e Diretor do Serviço de Psiquiatria na ULS do Nordeste – que abordou as formas de lidar com a pessoa violenta, seguiu-se a intervenção do Enf.º Fernando Azevedo – Enfermeiro no Serviço de Urgência do UHB – que abordou o tema “Recursos e percursos no atendimento”, e, a última exposição, esteve a cargo da Enf.ª Sílvia Ribeiro – Enfermeira Especialista e Coordenadora de Equipa no Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Famalicão (ULS do Médio Ave), que abordou o tema da violência apresentando o caso concreto da sua equipa vítima de uma situação de violência durante uma jornadas de trabalho no Serviço de Urgência.
No final, o encerramento, em forma de agradecimento a todos os presentes e a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na organização deste importante evento científico, foi efetuado pela Enf.ª Maria do Céu Silva – Enfermeira Especialista e Coordenadora da Equipa do Serviço de Urgência da UHB.
No âmbito do evento foi ainda realizado um workshop sobre o tema “Defesa pessoal em contexto laboral”, ministrado pelo Comissário Eusébio Gonçalves, pelo Agente Principal Bruno Pires e pelo Agente Coordenador Alcino Esteves do Comando da PSP de Bragança, que reuniu colaboradores do Serviço de Urgência da UHB.
De realçar que esta reunião de trabalho tem vindo a crescer edição após edição, através da abordagem de temas pertinentes para profissionais da área da saúde e também para a comunidade, com impacto importante ao nível do aumento da literacia em saúde.





