A 4.ª edição do Workshop sobre Prevenção de Infeções Associadas a Cuidados de Saúde, promovida pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), reuniu mais de uma centena de profissionais da instituição.
Este ano, o evento foi dedicado ao tema “STOP Infeção Hospitalar 2.0”, numa alusão à nova fase do Projeto que dá continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da prevenção de infeções, iniciado em 2015, com uma evolução clara dos resultados alcançados pelos serviços envolvidos em prol da melhoria da qualidade dos cuidados de saúde.
O workshop, que decorreu nos dias 21 e 22 de setembro de 2023, no Auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, teve início com a sessão de boas-vindas, que contou com as intervenções do Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, do Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, e da Diretora do Serviço PPCIRA, Dra. Cristina Nunes.
Durante as intervenções, foi enaltecido o empenho contínuo dos profissionais da ULS do Nordeste ao nível da prevenção de infeções nos serviços de saúde, com ganhos claros para os utentes e suas famílias, e também com reflexos positivos ao nível da gestão em saúde.
Atendendo à importância de continuar a apostar na redução das infeções associadas aos cuidados de saúde, este workshop promoveu a partilha de experiências e de reflexões entre as diferentes equipas, numa ótica de aproximação ao nível dos processos e procedimentos a adotar neste âmbito nos serviços.
Neste sentido, os participantes tiveram oportunidade de ter contacto com processos de atuação tendo em vista a sua uniformização nos serviços, numa ótica de melhoria contínua dos procedimentos ao nível da redução de infeções associadas a cuidados de saúde. Foram ainda apresentados os resultados obtidos pelas equipas envolvidas no Projeto, que demonstram uma redução de infeções nos diferentes serviços na sequência dos procedimentos implementados nesta área.
Durante o workshop, que aliou a teoria à prática, os profissionais tiveram ainda oportunidade de experienciar em manequins as técnicas de atuação adequadas perante diferentes situações clínicas, numa ótica de padronização e de melhoria contínua da prática clínica, com reflexos comprovados ao nível da redução de infeções.
As diferentes temáticas foram apresentadas por profissionais da ULS do Nordeste, que integraram também a comissão organizadora do workshop, nomeadamente Ana Luísa Pinto, Alexandra Carrazedo, Ana Rodrigues, Ângela Fernandes, Armanda Pombo, Carla Miguel, Carla Gomes, Cristina Nunes, Felipe Torres, Irene Barros, Lília Castelo Branco, Lúcia Pinto, Luísa Nunes, Marina Esteves, Sandra Linhares, Viórica Gradinaru.
Esta ação formativa reuniu diferentes categorias profissionais, entre os quais médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos superiores de saúde, numa ótica de complementaridade de diferentes áreas de atuação com o foco na melhoria contínua de procedimentos clínicos e na qualidade de cuidados de saúde prestados aos doentes.
O STOP Infeção Hospitalar 2.0 conta agora com a participação de 22 instituições, representando 39 hospitais do SNS, aplicando a metodologia de aprendizagem colaborativa e mantendo o objetivo de redução de infeção, em 50%, e até 2025, nas tipologias de Pneumonia Associada à Intubação, Infeção Relacionada com Cateter Venoso Central, Infeção Urinária Associada a Cateter Vesical, Cirurgia do Cólon e Reto e Prótese da Anca e Joelho.











