A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Internato Médico e do Serviço de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (SPCIRA), dinamizou formação direcionada para os médicos internos de formação geral.
Estes formandos, a desenvolver a prática clínica nos diferentes Serviços e Unidades da ULS do Nordeste, tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos na área Prevenção e Controlo da Infeção associada aos Cuidados de Saúde e Utilização Racional dos Antimicrobianos através da participação em sessões teóricas e práticas dinamizadas por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde que integram o SPCIRA.
Esta ação teve início com a sessão de boas-vindas em que formadores e formandos tiveram oportunidade de se apresentar e de partilhar expetativas e reflexões sobre as temáticas da prevenção e controlo de infeções e resistência aos antimicrobianos no contexto global e da prestação de cuidados de saúde em particular.
Neste âmbito, a Diretora do SPCIRA da ULS do Nordeste, Dra. Cristina Nunes, salientou o importante papel que os profissionais de saúde, em particular os médicos, têm ao nível da prevenção de infeções e combate à resistência aos antimicrobianos através da adoção de boas práticas neste âmbito no exercício da prática clínica.
Fazendo alusão a um estudo que indica que, se nada for feito, até 2050 vão morrer mais pessoas por infeção de bactérias multirresistentes a antimicrobianos do que por cancro, a responsável salientou que é importante não baixar a guarda na racionalização do uso de antimicrobianos.
No âmbito desta formação, dividida por áreas específicas, foi abordado o risco de infeção no doente admitido em Serviço de Saúde, as boas práticas associadas à prevenção de infeções (incluindo a higienização das mãos e a utilização adequada de equipamentos de proteção individual), os feixes de prevenção de infeção do local cirúrgico e de infeção urinária associada a cateter vesical, a triagem e acondicionamento de resíduos e a descontaminação de equipamentos e ambiente de trabalho, a prescrição microbiológica e a prescrição de antimicrobianos associados a infeções respiratórias, infeções do trato urinário e infeções dos tecidos moles.
Esta formação insere-se no programa de sessões formativas planeadas anualmente para o Internato Médico na ULS do Nordeste, assumindo um papel importante ao nível da disseminação de informação científica relevante com impacto na melhoria contínua da prática clínica.








