A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Internato Médico e dos Serviços de Cirurgia e de Ortopedia, dinamizou, no dia 17 de abril, um workshop de suturas, direcionado para os médicos internos de formação geral e de formação específica, que decorreu na Escola Superior de Saúde de Bragança.
Na sessão inicial estiveram presentes a Diretora do Internato Médico dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Dra. Joana Raposo, que acolheu os participantes e enalteceu a importância da realização de workshops para a melhoria contínua da prática clínica, e o Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, que deu, igualmente, as boas-vindas a todos os jovens médicos, enaltecendo a capacidade formativa em contexto clínico nos diferentes serviços da instituição, onde, no final do internato, os jovens médicos podem optar por desenvolver a sua carreira profissional.
Estes formandos, a desenvolver a prática clínica nos diferentes Serviços e Unidades da ULS do Nordeste, tiveram assim oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática, através da aquisição de novos conhecimentos teóricos complementados por um treino prático com tutoria das formadoras.
Durante o workshop, em formato presencial, foram abordados diferentes temas relacionados com feridas e suturas, tendo em vista a capacitação dos participantes para a preparação de feridas para sutura, escolha do material adequado e cuidados pós sutura.
Esta formação insere-se no programa de sessões formativas planeadas anualmente para o Internato Médico na ULS do Nordeste, assumindo um papel importante ao nível da disseminação de informação científica relevante com impacto na melhoria contínua da prática clínica.


