A Unidade de Endoscopia Digestiva da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, localizada na Unidade Hospitalar de Mirandela, foi alvo de um investimento de mais de meio milhão de euros – quer em trabalhos de requalificação do espaço, quer na aquisição de equipamentos de última geração – disponibilizando, assim, as mais inovadoras técnicas para diagnóstico e tratamento de patologias do foro digestivo.

A Unidade contempla uma área para atendimento administrativo e espera, sala de exames endoscópicos, sala de recobro, áreas de desinfeção e de armazenamento, salas de trabalho, gabinetes médico e de enfermagem, e outros espaços de apoio.

Além da requalificação e adaptação da infraestrutura para o funcionamento específico desta valência, foram instalados diversos equipamentos tecnologicamente avançados, como, por exemplo, vídeo-duodenoscópio, vídeo-colonoscópio, vídeo-gastroscópio, máquina com sistema automatizado de limpeza e desinfeção de endoscópios e armário de secagem e armazenamento.

Quanto aos recursos humanos, a equipa desta Unidade integra 3 médicos, 4 enfermeiros, dois assistentes operacionais e um assistente técnico.

Inovação e Excelência

Na Unidade de Endoscopia Digestiva da ULS do Nordeste são realizados procedimentos de endoscopia geral (como endoscopia digestiva alta, endoscopia através de cápsula, enteroscopia, colonoscopia e CPRE – colangiopancreatografia retrógrada endoscópica). A nova Unidade permite igualmente realizar diversos procedimentos de endoscopia de intervenção, através de técnicas avançadas (PEG – Gastrostomia Percutânea Endoscópica, dilatação endoscópica, próteses endoscópicas, laqueação elástica de varizes esofágicas, excisão de lesões, entre outras). De salientar que toda a endoscopia necessária aos doentes internados é feita com sedação, sob a supervisão e vigilância de um médico anestesiologista. Importa também destacar que a Unidade funciona em modo completamente digital, através do programa SIMA GASTRO, o qual possibilita não só uma gestão assistencial integrada do percurso do doente, como a eliminação do papel, uma vez que toda a atividade é feita através deste software, incluindo requisição eletrónica, agendamento e marcação de pedidos de exames.

Capacidade de resposta reforçada

Com a entrada em funcionamento desta Unidade foi reforçada a capacidade de resposta da ULS do Nordeste na área de Gastroenterologia, deixando, assim, de ser necessária a deslocação dos doentes para a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica desta especialidade.

Fruto do empenho do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, em particular da Direção Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares, a Unidade, focada no doente e nas suas necessidades, garante maior celeridade, conforto, segurança e qualidade assistencial na prestação de cuidados diferenciados.

Nova consulta multidisciplinar

Está a realizar-se semanalmente na ULS do Nordeste a Consulta Multidisciplinar do Aparelho Digestivo, que reúne online especialistas de Gastroenterologia, Cirurgia Geral e Medicina Interna para discussão de casos clínicos.

Estas reuniões multidisciplinares têm em vista uma abordagem integrada do doente e a garantia do melhor tratamento, adequado a cada situação em específico.

O aparelho digestivo é composto por um longo tubo (que compreende o esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso ou cólon) e pelos órgãos anexos: fígado, vesícula biliar e pâncreas. Em conjunto este sistema é responsável pela digestão e absorção dos alimentos que ingerimos, possibilitando que os nutrientes sejam transportados para as células do nosso corpo.

A ULS do Nordeste continua, assim, a desenvolver todos os esforços para disponibilizar mais e melhores serviços de saúde aos utentes da sua área de abrangência.