As oportunidades e os desafios durante a experiência de Internato Médico no distrito de Bragança estiveram em destaque no II Congresso Virtual do Médico da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, promovido pelos(as) médicos(as) internos(as) de formação específica dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Pelo segundo ano consecutivo, foram promovidas sessões sobre cada uma das especialidades, sendo que o formato desta edição, com as intervenções divididas ao longo de vários dias, permitiu tornar esta iniciativa mais dinâmica e aumentar a participação.

Ao longo das sessões foram abordadas diversas temáticas relevantes no âmbito do percurso dos médicos internos na instituição, nomeadamente o plano e capacidades formativas, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, os incentivos à formação e trabalhos curriculares, as oportunidades e os desafios encontrados na ULS do Nordeste, o ambiente, alojamento e condições encontradas no distrito de Bragança.

Durante o Congresso ficou patente a satisfação dos intervenientes, destacando, entre as vantagens apontadas ao internato médico nesta instituição, as condições das instalações de trabalho, o acolhimento pelas equipas e a relação entre internos e especialistas.

Foram, igualmente, destacadas várias potencialidades da região, nomeadamente a cultura, a gastronomia, a beleza paisagística e a qualidade de vida em geral, permitindo um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Entre os desafios, foi novamente salientada a distância a eventos nacionais, bem como a necessidade de promover na região mais oportunidades de formação superior especializada na área da Medicina.

De realçar que esta iniciativa contou com o apoio do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, nomeadamente do seu Presidente, Dr. Carlos Vaz, do Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares e da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, bem como das Diretoras do Internato Médico para os Cuidados de Saúde Primários e para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dra. Raquel Diz e Dra. Joana Raposo Gomes, respetivamente.

No final do Congresso, a comissão organizadora deixa as boas-vindas aos novos internos de formação específica: “Que sejam tão felizes na ULS do Nordeste como nós”.