Ir para o conteúdo
Notícias
banner site Ligue Antes Salve Vidas
banner site sns + proximo
banner site Visitas_08_2024
banner site Ligar sns24
banner site Ligar 112
Início
/
Notícias
05-06-2017

“Pé Ativo” promove a alimentação saudável e a prática de exercício físico

A Unidade Local de Saúde do Nordeste, através da Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança, é uma das entidades parceiras do projeto de promoção do exercício físico aliado à alimentação saudável “Pé Ativo”, que envolve ainda o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, o Instituto Politécnico de Bragança e o Município.

Na passada sexta-feira, dia 2 de junho, foram apresentados os resultados alcançados com a implementação deste programa nos dois anos letivos em que esteve a funcionar, numa cerimónia que reuniu todos os parceiros e que contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste esteve representada pelo Diretor de Enfermagem, Enf.º Urbano Rodrigues, pela Enf.ª Adelaide Baptista, Adjunta da Direção de Enfermagem, pela Enf.ª Ana Sofia Coelho, da UCC de Bragança, e pela nutricionista Lígia Afonso.

O projeto “Pé Ativo” teve início no ano letivo 2015/2016 abrangendo apenas 39 crianças do Jardim de Infância de Santiago, funcionando como uma experiência piloto. Este ano letivo foi alargado a todas as crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, num total de 84 alunos, de 4 e 5 anos, dos Jardins de Infância de Santiago, Sé e Rebordãos.

Este programa alia a promoção do exercício físico e de estilos de vida ativos, com a realização de percursos a pé na cidade e de atividades lúdico-motoras na escola, à promoção da alimentação saudável, como por exemplo a preparação de lanches saudáveis.

Ao nível da promoção da alimentação saudável, a cargo das enfermeiras da equipa de Saúde Escolar Ana Sofia Coelho e Olívia Maria, a evolução ao nível da preparação dos lanches tem sido positiva, demonstrando assim o sucesso do projeto.

Durante a apresentação, a enfermeira Ana Sofia Coelho enalteceu o trabalho desenvolvido pela ULS Nordeste no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, com a disponibilização de equipas multidisciplinares, que inclui enfermeiro, psicólogo, nutricionista, dentista, médico, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Sempre que necessário é ainda feito o encaminhamento para os serviços da ULS Nordeste.

Este trabalho de proximidade com as escolas é fundamental ao nível da promoção de hábitos saudáveis e da prevenção de complicações de saúde.


Partilhar:
dolor. quis, felis mattis nec Aenean nunc velit,