O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem agora disponíveis, no Internamento dos Hospitais de Bragança e de Mirandela, quatro bibliotecas em formato de casas típicas de madeira, com 30 livros cada, direcionados às crianças entre os 2 e os 12 anos.
A oferta destes “Bairros de Leitura” partiu da empresa Pingo Doce, no âmbito de um projeto nacional de responsabilidade social com mais de uma década e meia, específico para a promoção do acesso à literatura infantil.
Conscientes da importância da leitura na infância, é para nós muito gratificante contribuir para que as crianças em contexto hospitalar possam manter os seus hábitos de leitura e tudo de bom que a leitura lhes pode proporcionar. Acreditamos que a recriação destes simbólicos “Bairros de Leitura” representarão mais do que os livros e as histórias que carregam. Contamos que sejam também uma nova fonte de alegria e companhia para as crianças em internamento”, afirmam os responsáveis do Pingo Doce.
O Conselho de Administração da ULS do Nordeste, representado na entrega das bibliotecas, no passado dia 9 de dezembro, pelo Enfermeiro Diretor, Urbano Rodrigues, assim como os responsáveis pelo Departamento da Mulher e da Criança, Judite Marques, e pelo Serviço de Pediatria, Dr. Óscar Vaz, e a equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, congratulam-se por acolher estes “Bairros de Leitura”, que desde logo encantaram os mais novos, agradecendo a generoso e relevante oferta.
Trata-se, pois, de um grande contributo para a humanização dos cuidados e para a promoção de um hábito fundamental no desenvolvimento das crianças, amenizando, simultaneamente as dificuldades que possam sentir durante o seu internamento hospitalar.


