O Serviço de Obstetrícia da Unidade Local de Saúde do Nordeste, em Bragança, recebeu mais de 40 polvos artesanais, feitos em crochet com algodão pelas mãos das voluntárias da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, no âmbito do projeto CLDS4G Alfândega +Igual, para serem entregues aos recém-nascidos na Maternidade de Bragança, por se considerar que têm efeitos terapêuticos.
Esta iniciativa, chamada “The Octo Project” surgiu em 2013 na Dinamarca, para dar resposta ao nascimento de uma criança prematura, comprovando-se que os polvos, e em particular os seus tentáculos, assemelhando-se ao cordão umbilical, faziam os recém-nascidos sentir-se mais confortáveis, seguros, calmos e protegidos. Os profissionais de saúde comprovavam que os batimentos cardíacos dos bebés estabilizavam e a sua respiração era mais serena à medida que estes se agarravam aos polvos tricotados.
Assim, esta ideia espalhou-se um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal, e os “Polvos do Amor” chegaram agora, também, à Maternidade da ULS do Nordeste, onde foram recebidos pelo Diretor de Enfermagem, Urbano Rodrigues, e pela Enfermeira Gestora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Lurdes Loureiro.
Aliados ao afeto da mãe e aos cuidados prestados pelos profissionais de saúde, estes pequenos polvos ajudam na recuperação dos bebés prematuros e no melhor desenvolvimento dos bebés.
Em Alfândega da Fé a iniciativa partiu de uma das voluntárias da Liga dos Amigos do Centro de Saúde que viveu um momento muito difícil devido a uma doença oncológica diagnosticada à sua filha quando esta tinha apenas 6 meses de idade e lhes foi oferecido um “Polvo do Amor”, que as acompanha até hoje, cerca de 6 anos depois, e no qual a mãe reconhece inúmeros benefícios.
A ULS do Nordeste agradece às voluntárias da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, que se uniu a esta causa e que, no âmbito do projeto CLDS4G Alfândega +Igual, coordenado por Margarida Simões, quis trazer os “Polvos do Amor” à Maternidade de referência no distrito de Bragança.