Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
05-05-2023

Profissionais da ULS do Nordeste participaram em formação sobre medidas de segurança em contexto laboral

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, em parceria com o Comando Distrital da PSP de Bragança, desenvolveu, no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde, sessões formativas para os profissionais sobre o tema “Saúde em segurança: Prevenção da violência e abordagem de episódios de violência”.

Estas sessões tiveram como objetivo promover o desenvolvimento de competências associadas à prevenção e combate à violência em contexto de trabalho.

As ações de formação, que decorreram durante o mês de abril, nos Centros de Saúde de Bragança (Santa Maria e Sé) e de Mirandela I, e nas Unidades Hospitalares de Bragança e de Mirandela, contaram com a participação de cerca de 140 profissionais que contactam diariamente com utentes/doentes no âmbito das suas funções, dos quais cerca de 40 dos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica.

A formação, dinamizada pelos Comissários Eusébio Gonçalves e Ricardo Borges, do Comando Distrital da PSP de Bragança, contou ainda com uma breve introdução pela responsável do Serviço de Formação e Desenvolvimento e ponto focal na ULS do Nordeste no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde, Dra. Maria de Jesus Lopes, que aproveitou para reforçar a disponibilização pela ULS do Nordeste de procedimentos específicos de atuação em caso de violência contra profissionais de saúde, que devem ser seguidos pelos colaboradores que experienciem este tipo de situações em contexto laboral.

Prevenir a violência e promover ambientes laborais seguros

Por sua vez, os comissários da PSP abordaram as situações que constituem maior risco no contexto da saúde, apresentaram exemplos práticos e deixaram alguns conselhos aos profissionais para prevenir situações de violência, reforçando o importante papel das forças de segurança, em particular da PSP, ao nível da intervenção em situações de violência nas Unidades de Saúde.

A importância desta parceria entre a ULS do Nordeste e a PSP, numa ótica de proximidade, para tornar os ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis foi igualmente enaltecida pelo Conselho de Administração da ULS do Nordeste, representado pelas Direções Clínicas, nomeadamente pela Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Manuela Santos, no Centro de Saúde de Santa Maria, e pela Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dra. Eugénia Madureira, na Unidade Hospitalar de Bragança.

O trabalho conjunto no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde vai ter continuidade com a realização de mais sessões formativas e com a adaptação de postos de trabalho na sequência da avaliação da segurança das instalações realizada pela PSP em conjunto com os responsáveis dos Centros de Saúde e dos Serviços Hospitalares.

 


Partilhar:
pulvinar Donec massa dictum consectetur vel, odio sem,