O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, foi assinalado na Unidade Local de  Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de Saúde Mental, com um conjunto de dinâmicas entre os profissionais e doentes internados no Serviço de Psiquiatria Agudos e na Unidade de Doentes de Evolução Prolongado (UDEP).

Esta iniciativa, que decorreu UDEP, na Quinta da Trajinha, em Bragança, teve como principais objetivos contribuir para a literacia em saúde mental e a sua promoção junto dos intervenientes, e simultaneamente proporcionar um dia diferente a doentes agudos e crónicos, que participaram ativamente nas diferentes atividades.

Salientando, desde logo, a importância desta efeméride, dedicada pela Organização Mundial da Saúde, em 2022, ao tema “Tornar a saúde mental e o bem-estar para todos uma prioridade global”, profissionais do Departamento de Saúde Mental de diversas áreas de atuação dinamizaram, em pequenos grupos rotativos, atividades lúdico-desportivas (professor Sérgio Barrios), lúdico-ocupacionais (terapeuta ocupacional Afonso Aroso e terapeuta Ana Rodrigues), sessões de educação para a saúde (Dra. Helena Gomes e Dra. Raquel Moreira, médicas internas de Psiquiatria) e workshops de saúde oral (enfermeiras Sílvia Lima, responsável do Serviço de Psiquiatria Aguados, e Sabine Antão, especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica).

Do programa constaram ainda sessões de relaxamento, efetuadas com a colaboração do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa, através do capelão da Unidade Hospitalar de Bragança, o Padre António Estevinho Pires.

A estas interações seguiu-se um animado lanche convívio, com o patrocínio das empresas locais Pastelaria Canelão e MacDonald´s Bragança.

As comemorações deste Dia Mundial da Saúde Mental contaram também com a intervenção da diretora do Departamento de Saúde Mental da ULS do Nordeste, Dra. Conceição Cardoso, do enfermeiro responsável pela UDEP, Enf.º Domingos Rodrigues, e com a colaboração de alunos da licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança.

Esta foi uma oportunidade para – após um interregno devido à pandemia de COVID-19 – profissionais e doentes se unirem e, a uma só voz, combaterem o estigma por vezes associado à doença mental, demonstrando que a Saúde Mental e o bem-estar de todos deverão ser uma prioridade global.