O projeto “Nutrição no Início da Vida”, criado pelo Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde (ULS) Nordeste e em curso no Centro de Saúde de Torre de Moncorvo, vai ser apresentado numa sessão nacional de partilha de boas práticas do Conselho de Especialidade de Nutrição Comunitária e Saúde Pública da Ordem dos Nutricionistas.
Esta sessão, a decorrer no próximo dia 18 de setembro, e que contará com a nutricionista da ULS do Nordeste Eunice Rodrigues como oradora, tem como objetivo dar a conhecer exemplos de boas práticas na área específica da referida especialidade e possibilitar a discussão ativa das mesmas entre todos os nutricionistas especialistas.
O projeto foi criado tendo em conta a importância da nutrição nos primeiros mil dias – período desde a conceção até ao final do segundo ano de vida – e promovendo, assim, uma intervenção o mais precoce possível no que respeita a hábitos alimentares saudáveis.
Nesse sentido, as grávidas são referenciadas para a consulta de Nutrição, pelas enfermeiras de família, durante o primeiro trimestre da gravidez, e o acompanhamento, geralmente mensal, prossegue até ao segundo ano de vida do bebé, abrangendo as fases de gravidez, aleitamento, diversificação alimentar e transição para a dieta familiar.
Desde o início do projeto “Nutrição no Início da Vida”, em outubro de 2021, até ao final de agosto de 2025, foram feitas 482 consultas a grávidas e aleitantes e 484 consultas a bebés. O projeto traduz-se, pois, num enorme sucesso, quer em termos de adesão, quer dos resultados alcançados, pois os contactos regulares com a nutricionista atenuam dúvidas e inseguranças, muitas vezes associadas a mitos, sobretudo junto daqueles que são pais pela primeira vez. Nas consultas de “Nutrição no Início da Vida” são criados momentos de partilha e disponibilidade em capacitar a família para escolhas e comportamentos alimentares saudáveis.
Congratulando-se com a recente apresentação desta boa prática junto de especialistas de todo o país, a ULS do Nordeste tem em vista alargar o seu desenvolvimento a outros Centros de Saúde da área de abrangência desta entidade.