A integração de cuidados, a gestão de cuidados centrada no utente, a resposta na área da Saúde Mental e o exemplo dos Cuidados Paliativos enquanto modelo de cuidados em proximidade foram temas em destaque na 28.ª edição do Caminho dos Hospitais, que decorreu no dia 27 de setembro, na Escola Superior Agrária de Bragança.
Esta iniciativa, acolhida pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), foi dedicada ao tema “Cuidar em proximidade: desafios e inovação no Nordeste”, e contou com a participação de profissionais da instituição e de elementos do Conselho de Administração.
O evento teve início com as palavras de boas-vindas pelo Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, pelo Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Prof. Dr. Orlando Rodrigues, e pelo Presidente da APAH, Dr. Xavier Barreto.
Seguiram-se as apresentações, tendo iniciado o Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, Dr. Duarte Soares, que abordou a integração de cuidados enaltecendo os desafios e oportunidades no interior do País, em particular no distrito de Bragança. Na sua comunicação salientou, igualmente, os vários projetos em curso na ULS do Nordeste, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados à população, salientando, igualmente, o importante papel dos profissionais da instituição na sua concretização.
Por sua vez, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Dra. Filipa Faria, apresentou uma comunicação dedicada à gestão de cuidados centrada no utente, destacando, a este nível, o importante papel dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários, bem como as vantagens para o utente da articulação entre os Cuidados de Saúde Primários (a porta de entrada dos utentes nos Serviços de Saúde) e os Cuidados de Saúde Hospitalares.
Seguiu-se a apresentação sobre o novo Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Saúde Mental do ponto de vista dos desafios e ganhos em saúde, pela Diretora do Departamento de Saúde Mental da ULS do Nordeste, Dra. Conceição Cardoso, que sublinhou o foco da intervenção na comunidade e o reforço da resposta às situações de doença mental grave.
O programa do evento culminou com a comunicação sobre a realidade do Serviço Integrado de Cuidados Paliativos enquanto modelo de cuidados em proximidade, pela Diretora do Departamento de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste, Dra. Liseta Gomes, que realçou o alargamento das equipas domiciliárias a todo o distrito de Bragança e salientou a dedicação dos profissionais que as integram em prol do bem-estar do doente e das suas famílias.
O encerramento da iniciativa foi efetuado pelo Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, que agradeceu à APAH o contributo para o aumento da visibilidade dos projetos desenvolvidos na região e enalteceu a dedicação e resiliência dos profissionais da instituição em prol da melhoria contínua dos cuidados de saúde oferecidos à população. Também o Presidente da APAH, Dr. Xavier Barreto, salientou a relevância dos projetos que estão a ser desenvolvidos pela ULS do Nordeste nas várias áreas da saúde, terminando com a entrega de uma placa simbólica da passagem da iniciativa “Caminho dos Hospitais” pela cidade de Bragança.








