A Reunião Aberta do Serviço de Urgência, organizada pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, através do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança, que decorreu no passado dia 01 de junho, reuniu 125 participantes, a sua maioria profissionais de saúde, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.
Retomado após um interregno associado à pandemia de COVID-19, neste evento formativo foi promovido o debate sobre temáticas pertinentes no âmbito da prestação diária de cuidados no Serviço de Urgência, entre os quais a comunicação, a violência contra profissionais, o stress e o burnout, o risco e a responsabilidade na tomada de decisões e o doente paliativo no Serviço de Urgência. Estas temáticas foram abordadas por profissionais da ULS do Nordeste e por palestrantes externos com uma vasta experiência reconhecida nas áreas abordadas nas intervenções.
Na sessão de abertura, esteve presente o presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, que enalteceu, uma vez mais, o profissionalismo e resiliência dos profissionais, em geral, e do Serviço de Urgência, em particular, durante o período de pandemia.
Sobre o funcionamento dos Serviços de Urgência da ULS do Nordeste, o responsável máximo da instituição enalteceu os bons resultados ao nível dos tempos de atendimento nos três Serviços de Urgência do distrito de Bragança, que se encontram entre os melhores a nível nacional.
Por sua vez, o Diretor do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança, Dr. Tiago Loza, enalteceu a importância deste evento ao nível da promoção do debate e da reflexão sobre temáticas relevantes ao nível da atuação no Serviço de Urgência, salientando ainda o espírito de equipa e de missão dos profissionais deste Serviço.
Também o Enfermeiro Gestor do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança, Enf.º Norberto Silva, enalteceu o empenho das equipas do Serviço de Urgência na resposta a uma afluência crescente e ao aumento da exigência na prestação de cuidados neste Serviço.
Esta edição da Reunião Aberta do Serviço de Urgência contou ainda com a presença da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, Dra. Eugénia Madureira, e do Enfermeiro Diretor da ULS do Nordeste, Enf.º Urbano Rodrigues.
Este evento formativo assume assim um papel relevante ao nível da promoção do debate e reflexão sobre temáticas importantes para o dia-a-dia dos profissionais, no âmbito da sua atividade, permitindo a atualização de práticas e a aquisição de novos conhecimentos.








