As equipas de Saúde Escolar do distrito de Bragança marcaram presença em mais uma reunião promovida pela Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste com o objetivo de promover a comunicação e reflexão sobre temas relevantes no âmbito da intervenção junto da comunidade escolar, tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar através da implementação de projetos relevantes neste âmbito.
Neste encontro, realizado a 18 de outubro, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, na sequência do início de mais um ano letivo, foram abordadas diversas temáticas alusivas aos diferentes Programas de Promoção da Saúde, que englobam a alimentação saudável, a saúde oral, a educação sexual, a qualidade do sono, o controlo de infeções e prevenção da resistência aos antimicrobianos, a saúde ambiental, entre outras áreas relevantes na área da promoção da saúde.
A apresentação das temáticas e a orientação dos trabalhos foi efetuada pela coordenadora da Saúde Escolar na ULS do Nordeste, Dra. Carla Quintas, após o acolhimento de todos os presentes, entre os quais profissionais das áreas da Saúde e da Educação que integram as equipas distritais de Saúde Escolar.
Seguiram-se as intervenções da Enf.ª Ana Sofia Coelho sobre a evolução e monitorização do Projeto Alerta Sono, na qualidade de coordenadora do mesmo. Da coordenadora do Serviço de Serviço de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), Dra. Cristina Nunes, que apresentou o projeto E-bug, que tem como principal objetivo promover mudanças positivas de comportamento entre crianças e jovens ao nível da prevenção e controle de infeções, estando planeado, ao longo do ano letivo, desenvolver ações formativas neste âmbito para as equipas de saude escolar, abrangendo profissionais da Saúde e da Educação. Sobre o projeto PASSE, na área da promoção da alimentação saudável, a Dra. Daniela Santos, nutricionista na ULS do Nordeste, apresentou informações relevantes sobre os materiais didáticos. O tema das alergias alimentares foi abordado pela Dra. Sílvia Salvador, médica interna de formação específica em Saúde Pública, que apresentou o ponto de situação em relação ao Projeto “ABC das Alergias”. E, para finalizar este encontro, o Dr. Rui Ferreira, médico de Saúde Pública na ULS do Nordeste, reforçou a disponibilidade da Unidade de Saúde Pública para auscultar e apoiar as equipas de saúde escolar ao nível da sua intervenção.
Estes encontros das Equipas de Saúde Escolar promovem a partilha e reflexão sobre temáticas importantes ao nível da intervenção dos profissionais em ambiente escolar, tendo em vista a promoção de ações de capacitação da comunidade educativa na área da saúde e bem-estar, numa ótica de proximidade, contribuindo assim para o aumento da literacia em saúde.