Os Cuidados Paliativos estiveram em destaque em Macedo de Cavaleiros, de 10 a 14 de outubro, com a realização de atividades junto da população, dos doentes e das suas famílias, sob o mote “Cuidar e ser cuidado – Uma relação humanizada”.
As iniciativas foram promovidas pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados, do qual faz parte a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS).
As comemorações tiveram início no dia 10 de outubro, com uma ação de sensibilização junto da comunidade, no Jardim 1º de Maio, em Macedo de Cavaleiros. Durante esta ação, profissionais de saúde sensibilizaram para a importância dos Cuidados Paliativos junto da população, distribuindo material informativo sobre as diferentes áreas de intervenção na ULS do Nordeste.
No dia 11 de outubro, a atividade foi dedicada ao “Sentir”, com uma sessão de musicoterapia na Unidade de Cuidados Paliativos, proporcionada pela Escola Profissional de Arte de Mirandela – ESPROARTE, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, que culminou com um lanche convívio para doentes, familiares e profissionais.
De realçar ainda o tema do dia 13 de outubro: “Encontrar”, com a celebração eucarística para doentes e profissionais, na Unidade de Cuidados Paliativos.
Esta iniciativa inseriu-se nas ações de humanização dos cuidados que têm vindo a ser desenvolvidas pelo Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados, através da EAPS da ULS Nordeste, uma parceria entre a ULS do Nordeste e o Programa HUMANIZA – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, da Fundação La Caixa.