O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste acolheu uma equipa multidisciplinar de 6 profissionais da ULS do Médio Tejo, no sentido de, através da partilha de experiências, os seus elementos realizarem aqui um estágio para complementar a sua formação no âmbito dos Cuidados Paliativos e a aplicarem na sua ULS de origem.

A ULS do Médio Tejo é constituída pelos Hospitais de Abrantes, de Tomar e de Torres Novas e por 35 Unidades Funcionais de Cuidados de Saúde Primários, dando resposta direta a cerca de 170 mil utentes no distrito de Santarém.

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a médica Raquel Badilha e a psicóloga Daniela Melo acompanharam a Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria (EDCP – TF), que desenvolve a sua atividade nos municípios de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Vinhais. No final da sua permanência no Nordeste, as profissionais da ULS do Médio Tejo salientaram o bom acolhimento de que foram alvo e o enriquecimento da sua experiência no terreno, nomeadamente ao nível da organização do Serviço de Cuidados Paliativos e da forma como este garante a assistência de proximidade às populações.

Apreciação partilhada pela equipa seguinte de profissionais da ULS do Médio Tejo a qual, de 24 a 28 de março, vivenciou a mesma oportunidade junto da EDCP – TF, nomeadamente o Dr. Miguel Duarte, a Enf.ª Lúcia Faria e a Enf.ª Telma Ruivo.

A ULS do Nordeste congratula-se com a oportunidade de receber estes profissionais da ULS do Médio Tejo e de partilhar com eles o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, em particular, pelo Serviço Integrado de Cuidados Paliativos, servindo, assim, como referência para outras unidades do Serviço Nacional de Saúde.