Os Serviços de Patologia Clínica e de Imuno-hemoterapia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste encontram-se já em pleno funcionamento nas modernas instalações no novo edifício construído junto ao Serviço de Consulta Externa.

As equipas já se encontram devidamente organizadas no novo espaço, assegurando a continuidade e o pleno funcionamento, tanto das colheitas, como do processamento de amostras, sem interrupções ou impacto na qualidade e eficiência das operações ao nível da resposta à população e aos Serviços Clínicos.

Concluídos os procedimentos essenciais à otimização do funcionamento destes Serviços, nomeadamente ao nível da integração de programas de informação, é agora possível garantir aos utentes uma resposta mais rápida e eficiente, permitindo a realização de um maior número de exames em menos tempo, além de viabilizar o desenvolvimento de exames mais diferenciados e especializados.

Com a entrada em funcionamento da nova Central de Colheitas, no dia 24 de março, os utentes passam a ter à disposição um espaço com maior conforto e acessibilidade, que concentra as operações na área da patologia clínica e imuno-hemoterapia a funcionar com um horário de atendimento mais alargado.

Este importante investimento, integrado na estratégia de integração de cuidados, permite assegurar uma resposta em proximidade às necessidades dos utentes, que podem, preferencialmente, efetuar as marcações das análises nos Centros de Saúde ou, em situações em que seja mais conveniente para o utente, é possível efetuar a marcação das análises diretamente na nova Central de Colheitas, reforçando assim a acessibilidade ao serviço.

 

Maior rapidez e eficiência na resposta

É, igualmente, garantida uma maior rapidez entre a realização da colheita e o processamento das amostras, minimizando eventuais vulnerabilidades associadas ao circuito de operacionalização.

Os laboratórios – de microbiologia, bioquímica, imunologia, hematologia e imuno-hemoterapia – instalados em modernas instalações no piso superior equipadas com recursos tecnológicos avançados nesta área, permitem operacionalizar todos os exames de Patologia Clínica e Imuno-hemoterapia, contribuindo para uma gestão mais eficiente de recursos. De realçar, neste âmbito, a implementação de um circuito em sistema de vácuo, que permite facilitar a circulação de amostras em segurança entre os Serviços Clínicos e o Laboratório, proporcionando um fluxo de trabalho otimizado.

A par dos benefícios inequívocos para os utentes, este investimento contribuiu ainda para a melhoria significativa das condições de trabalho para os profissionais, com impacto ao nível da organização e motivação das equipas.

Os novos espaços dos Serviços de Patologia Clínica e de Imuno-hemoterapia estão incluídos no projeto que engloba ainda o novo Bloco Operatório e uma Central de Esterilização, com tecnologia inovadora e circuitos seguros e independentes, que se encontram numa fase avançada de execução.

O investimento global é superior a 3 milhões de euros, com financiamento de cerca de 2,5 milhões por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

O Conselho de Administração da ULS do Nordeste congratula-se, uma vez mais, com a abertura de novos espaços de saúde – com impacto na melhoria contínua ao nível da prestação de cuidados de qualidade e em segurança à população – enaltecendo, igualmente, o conjunto de investimentos já em curso e em projeto no âmbito da estratégia global de modernização de infraestruturas e serviços de saúde.