A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) que integra o Departamento de Cuidados Paliativos, está a desenvolver, semanalmente, sessões de autocuidado para os profissionais de saúde a desempenhar funções em Cuidados Paliativos, com o objetivo de promover momentos de reflexão e de relaxamento a quem cuida de pessoas em sofrimento.
Estas sessões, com início no mês passado, consistem na prática de Mindfulness (atenção plena), ou seja “a consciência que emerge através da capacidade de prestar atenção, de forma voluntária, num momento presente, sem julgamento, à experiência que se desenrola momento a momento”, permitem aos profissionais, que dedicam a maioria do seu tempo a cuidar dos outros, usufruir de alguns momentos para cuidado próprio.
Após dois anos complicados para os profissionais de saúde, na sequência da pandemia de COVID-19, o autocuidado assume uma importância ainda maior, permitindo-lhes escutar-se e compreender-se, para serem capazes de se dedicar ao outro em sofrimento com qualidade.
Esta é mais uma importante medida implementada pela ULS do Nordeste no âmbito da humanização da prestação de cuidados em saúde.
Recorde-se que a EAPS da ULS Nordeste iniciou a sua atividade em dezembro de 2018, no âmbito do Programa HUMANIZA – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, da Fundação La Caixa. Coordenada pela diretora do Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste, Dra. Liseta Gonçalves, a equipa atua tendo como equipas recetoras a Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria (que abrange os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais) e a Unidade de Convalescença.