A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste acolhe, este ano, 54 médicos internos de formação geral e de formação especializada, que vão aprofundar a sua formação clínica nas Unidades de Saúde de Cuidados de Saúde Hospitalares e de Cuidados de Saúde Primários do distrito de Bragança.
A sessão de boas-vindas e de acolhimento aos jovens médicos decorreu no dia 03 de janeiro, em Bragança, e contou com a presença do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, nomeadamente o seu Presidente, Dr. Carlos Vaz, o Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, o Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, e o Vogal Executivo, Dr. Paulo Rogão. Estiveram igualmente presentes as Diretoras do Internato Médico para os Cuidados de Saúde Hospitalares e para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Joana Raposo Gomes e Dra. Raquel Diz, respetivamente. E o Dr. André Reis, médico de Medicina Geral e Familiar na ULS do Nordeste, em representação da Ordem dos Médicos.
Nas palavras de acolhimento aos médicos internos, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste enalteceu as oportunidades proporcionadas pelos diferentes serviços ao nível do desenvolvimento profissional de quem escolheu a instituição para dar continuidade à sua formação, salientou a hospitalidade das pessoas da região e desejou os maiores sucessos profissionais e pessoais aos jovens médicos.
O Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares salientou a disponibilidade das equipas clínicas no acolhimento aos médicos internos, desejando-lhes um percurso enriquecedor e de sucesso na expetativa de que escolham a ULS do Nordeste para se fixarem e desenvolverem a sua carreira profissional.
A Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários reforçou as palavras de acolhimento aos jovens médicos e enalteceu as oportunidades proporcionadas por uma Unidade Local de Saúde consolidada ao nível da integração de cuidados de saúde.
Manifestando total disponibilidade ao nível do acolhimento e acompanhamento dos médicos internos, a Diretora do Internato para os Cuidados de Saúde Hospitalares salientou igualmente a disponibilidade de todos os serviços para integrar médicos em formação, com equipas coesas e recetivas ao acolhimento de novos elementos. Estas palavras foram ainda reforçadas pela Diretora do Internato Médico para os Cuidados de Saúde Primários, que a par da sua disponibilidade e das equipas dos Centros de Saúde para apoiar estes jovens médicos desejou-lhes a melhor integração e crescimento profissional na ULS do Nordeste.
Por sua vez, o Dr. André Reis, a par das boas-vindas aos jovens médicos, salientou também a disponibilidade da Ordem dos Médicos neste processo, que dispõe de instalações de apoio no centro da cidade de Bragança.
Durante a sessão, foi ainda apresentado o testemunho da Dra. Margarida Gomes, Médica Interna de Formação Especializada de Ortopedia, que, em representação dos Médicos Internos da ULS do Nordeste, salientou o acolhimento que sentiu desde o primeiro dia na instituição, enalteceu as oportunidades ao nível do seu desenvolvimento profissional e desafiou os colegas que agora chegam à ULS do Nordeste para aproveitarem todos os momentos que lhes permitam crescer pessoal e profissionalmente.
O compromisso da instituição ao nível da formação contínua destes novos médicos foi ainda reforçado pela presença nesta sessão dos diretores de serviços da ULS do Nordeste, nomeadamente a Dra. Eugénia Madureira, o Dr. Domingos Fernandes, a Dra. Conceição Cardoso, a Dra. Lília Meireles, a Dra. Judite Marques e o Dr. Armando Cordeiro.
Este ano, a ULS do Nordeste recebe 43 médicos internos de formação geral e 11 médicos internos de formação especializada, nomeadamente das especialidades de Ortopedia (1), Psiquiatria (1), Medicina Interna (1), Anestesiologia (1), Cirurgia Geral (2), Medicina Intensiva (1) e Medicina Geral e Familiar (4).
A ULS do Nordeste pretende afirmar-se cada vez mais no compromisso de proporcionar formação médica de qualidade, reconhecendo o valor que os médicos internos têm em todo esse processo, para a própria instituição e para a população da sua área de abrangência.
Neste sentido, a ULS do Nordeste procura promover um percurso proveitoso e pleno de entusiasmo aos jovens médicos recém-chegados, esperando que encontrem aqui “um reino maravilhoso pleno de oportunidades”, que contribua para a sua fixação no Nordeste Transmontano.


