A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai alargar o horário de funcionamento de Unidades dos Cuidados de Saúde Primários, tendo em vista o aumento da resposta à população ao nível do atendimento de situações de doença aguda não emergentes, numa época de particular prevalência de casos de doença associados a infeções respiratórias.
Assim, durante o mês de janeiro, o Centro de Saúde da Sé, em Bragança, irá passar a funcionar aos fins-de-semana, sendo a operacionalização desta medida efetuada de forma faseada. Ou seja, no dia 06 de janeiro, este Centro de Saúde irá estar aberto no sábado, das 13h às 20 horas, e a partir do dia 13 de janeiro irá estar aberto aos sábados, entre as 13h e as 20h, e aos domingos, entre as 9h e as 14h.
O prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde da Sé – Bragança irá assim garantir uma resposta em tempo útil a todos os utentes que apresentem situações de doença aguda, sem necessidade de serem observados num Serviço de Urgência Hospitalar.
No âmbito da prossecução do objetivo de melhoria contínua dos serviços de saúde disponibilizados à população ao nível da acessibilidade, a ULS do Nordeste prolonga ainda o horário da USF Tua Saúde, a funcionar no Centro de Saúde de Mirandela I, que, a partir do dia 06 de janeiro, irá funcionar também aos sábados, no período das 9h às 14h. Este horário complementar irá aumentar a resposta ao nível da consulta programada e de situações de doença aguda, proporcionando aos utentes inscritos na USF Tua Saúde um atendimento de maior proximidade por parte da sua equipa de saúde familiar.
De realçar ainda que ao nível da resposta por parte dos Cuidados de Saúde Primários no distrito de Bragança, mantêm-se abertos aos fins-de-semana e feriados, entre as 9h e as 22h, os Centros de Saúde de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
Em situações de doença aguda não emergentes, a utilização dos Centros de Saúde e do SNS24, disponível através do 808 24 24 24, proporcionam um atendimento atempado e com maior rapidez à população, contribuindo assim para que os Serviços de Urgência Hospitalares possam responder com maior prontidão às situações urgentes e emergentes.
Esta é mais uma medida implementada pela ULS do Nordeste, no âmbito daquela que é a sua missão, tendo em vista o reforço dos serviços de saúde disponibilizados à população, numa ótica de proximidade e melhoria contínua, dando resposta às suas necessidades.