Ir para o conteúdo
Notícias
banner SNS24
banner site Em Linha Consigo
Banner Inquerito satisfacao_VF
banner 44 anos SNS_site
banner Vacinação Sazonal 2023
banner Medicação Crónica 2023
banner Medicação Crónica 2023
banner Encaminhamento e Triagem
Início
/
Notícias
25-10-2023

ULS do Nordeste assinalou Semana dos Cuidados Paliativos com atividades em Macedo de Cavaleiros

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados, do qual faz parte a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), assinalou, de 10 a 12 de outubro, a Semana dos Cuidados Paliativos, em Macedo de Cavaleiros, com atividades dedicadas ao tema “Cuidar e ser cuidado – Uma relação humanizada”.

Neste âmbito, as comemorações tiveram início com uma visita musical à Unidade de Cuidados Paliativos e à Unidade de Convalescença, no dia 10 de outubro, desenvolvida pelo Professor Doutor Vasco Alves e por alunos do Instituto Politécnico de Bragança, acompanhados pela Professora Doutora Augusta Branco. A música tem sido associada a características terapêuticas, na medida em que estimula e desperta emoções, reações, sensações e sentimentos positivos. Por isso, estas sessões são importantes ao nível do aumento do bem-estar dos doentes internados em Cuidados Paliativos e Convalescença.

No dia 11 de outubro, foi celebrada uma Eucaristia, também na Unidade de Cuidados Paliativos e de Convalescença, para doentes e profissionais, tendo sido promovida a reflexão ao nível da dimensão espiritual associada a cuidados de saúde.

E, no dia 12 de outubro, terminaram as comemorações com a realização de um encontro entre profissionais no qual foi desenvolvido o tema “Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV)/Testamento Vital”, proferida pela Dra. Liseta Gomes, Diretora do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados da ULS do Nordeste, que decorreu na sala de reuniões da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

De realçar que a DAV/Testamento Vital podem ter tradução num documento no qual é manifestada, antecipadamente, a vontade consciente, livre e esclarecida de um utente, sobre quais os cuidados de saúde que deseja receber ou não se, por qualquer razão, não for capaz de expressar a sua vontade pessoal e autonomamente.

Estas iniciativas inseriram-se nas ações de humanização dos cuidados que têm vindo a ser desenvolvidas pelo Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados, através da EAPS da ULS do Nordeste, uma parceria entre a ULS do Nordeste e o Programa HUMANIZA – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, da Fundação La Caixa.


Partilhar:
ipsum in dolor. tristique Curabitur quis neque.