A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste proporciona tratamentos personalizados e intensivos na área da Saúde Mental em Hospital de Dia, através de uma abordagem multidisciplinar centrada nas necessidades e preferências de cada pessoa, que permite proporcionar cuidados de qualidade e em segurança em regime de ambulatório.

A Unidade de Hospitalização Parcial do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) Dr. Machado Rodrigues começou a ser idealizada em 2019, foi planeada e adaptada às características da população local, iniciou funções em março de 2023, sendo inaugurada a 08 de setembro pelo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

Esta Unidade conta com uma equipa multidisciplinar, que tem como missão proporcionar um ambiente acolhedor e terapêutico, onde cada uma das pessoas em tratamento pode encontrar suporte e orientação face a desafios relacionados com Saúde Mental.

A equipa é constituída por dois Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental (Enf.ª Sabine Antão e Enf.ª Telma Pousa), um Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Mental (Terapeuta Afonso Aroso Louro), uma Psicóloga (Dra. Zita Lopes), um Assistente Social (Dr. Patrick Pires) e um Psiquiatra (Dr. Manuel Guimarães). Estão também envolvidos no trabalho da Unidade e em investigação científica Médicos Internos do Departamento.

As atividades neste nível de cuidados consistem em avaliações e intervenções médica, de enfermagem, psicológica/psicoterapêutica e terapia ocupacional. São realizadas sessões de treino cognitivo, cozinha terapêutica, expressão pela arte (pintura, moldagem de barro, e outras artes criativas), leitura, teatro, treino de competências sócio-emocionais, educação para a saúde, relaxamento (com capacitação), entre outras. Neste âmbito, são usadas as tecnologias de informação e comunicação (computador, tablet, software de desenho digital, edição de som e vídeo, treino cognitivo, óculos VR, entre outros) como recurso de promoção da sua interação com a saúde humana e tendo como desígnio a redução máxima de material perecível, mantendo o foco na sustentabilidade ambiental.

Técnicas inovadoras com impacto na Saúde e Bem-estar

Estas diferentes abordagens têm como objetivo proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida, autonomia emocional e funcional, capacitação, expressão e comunicação de emoções. Permitem ainda a promoção de competências cognitivas, motoras, autoconhecimento, redução de sintomas, informação, treino de competências sociais de comunicação e interação, treino de capacidades volitivas (desenvolvimento e exploração de interesses e autodeterminação, sentido de competência e eficácia), reestruturação de hábitos e rotinas ativas e equilibradas e sensibilização para consciência social.

A ação desta Unidade engloba também a aproximação à comunidade local, onde os elementos da equipa trabalham a literacia na área da Saúde Mental, tendo em vista a redução do estigma associado à doença mental, sendo frequente a articulação com familiares, entidades patronais, estruturas locais, entre outras.

A formação e investigação ganha igualmente um espaço de destaque nesta Unidade, traduzindo-se em protocolos de cooperação com instituições de Ensino Superior, através dos quais assume o desígnio de entidade de acolhimento.

Neste âmbito, importa realçar o protocolo de articulação com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), previamente estabelecido com a ULS do Nordeste, mediante o qual esta Unidade recebe alunos da Licenciatura de Enfermagem para a realização da unidade curricular de iniciação à Prática Profissional (estágio). Foi celebrado também, em 2023, um protocolo com a Escola Superior de Educação do IPB para acolhimento de alunos da Licenciatura de Desporto. E são igualmente acolhidos, ao nível da realização de estágio, alunos da Licenciatura de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Porto e da Escola Superior de Saúde de Leiria.

Ao nível da articulação entre entidades, de realçar ainda o protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Bragança, para a realização de atividades dinamizadas por voluntários estudantes da Licenciatura de Educação Social.

Projetos concretizados e em curso

É também vontade da equipa a realização de um masterclass por pessoas com mestria e conhecimento específico em diferentes áreas. Salienta-se, no âmbito das celebrações do Dia Mundial de Saúde Mental, no dia 10 de outubro de 2023, a dinamização de uma sessão de cozinha terapêutica pelos Chefs Brigantinos António e Óscar Geadas, distinguidos com uma estrela Michelin.

Nesta Unidade está também inserido o projeto de investigação GreenHealth –desenvolvimento de um jogo sério para reabilitação em pessoas com diagnóstico de Perturbação do Espectro da Esquizofrenia (Life Simulator) – que se encontra em fase de validação clínica. Este software foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, composta por investigadores do IPB, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da ULS do Nordeste, contando esta linha de investigação com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, teses de mestrado e de doutoramento e apresentações em reuniões científicas.

Em articulação com o IPB, foram ainda realizados projetos Demola, dos quais emergiram protótipos e provas de conceito, destacando-se o desenvolvimento de jogo sério dirigido para pessoas com diagnóstico de Depressão e de aplicação móvel para sessões em realidade aumentada em Hospitalização Parcial. Foi ainda realizado um projeto Demola em articulação com a Unidade de Ligação do DPSM, coordenada pela Dra. Joana Raposo Gomes, da qual emergiu uma aplicação móvel dirigida à comunidade LGBTQI+.

A equipa desta Unidade mantém, para 2024, o empenho e dedicação ao nível da melhoria contínua dos cuidados prestados na área da Saúde Mental, garantindo tratamentos inovadores e apoio integral a cada pessoa, e ampliando a articulação entre entidades neste âmbito, numa ótica de cooperação e de proximidade.