A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Unidade de Cuidados na Comunidade Domus (Bragança), está a desenvolver o projeto “(10)afios para a parentalidade”, com o objetivo de capacitar os casais grávidos para o desempenho da função parental e para a tomada de decisões informadas face à saúde das crianças.

O período Pré-Natal representa uma fase de intensas aprendizagens para o casal e família, que procuram orientação e cuidados de vigilância junto dos profissionais especializados. As questões relacionadas com a gravidez, o parto, o puerpério e a parentalidade são prioritárias ao nível da educação para a saúde, tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar da grávida e da sua família.

 

Aumento da literacia na área da Saúde Materna

 

Neste âmbito, pretende-se, através do ciclo de conferências dedicado ao tema “(10)afios para a parentalidade” aumentar a literacia na área da Saúde Materna, capacitar o casal para a procura adequada de cuidados de saúde, utilizando os serviços de forma eficaz e eficiente.

Este projeto teve início no passado dia 01 de junho, com a realização da primeira conferência, dedicada ao tema “Promoção da Saúde na Gravidez”, que reuniu comunicações de profissionais da ULS do Nordeste de diferentes áreas de intervenção.

Assim, foi abordada a Saúde Oral na gravidez e recém-nascido, pela Dra. Daniela Prada (médica dentista), a Nutrição materno infantil, pela Dra. Lígia Afonso (nutricionista), e a Vigilância da gravidez: Um olhar amplo da Equipa de Saúde Familiar, pela Dra. Raquel Meireles (médica de Medicina Geral e Familiar) e pela Enf.ª Sandra Paulos (enfermeira).

Nesta sessão, que decorreu na sala de conferências do Brigantia Ecopark, participaram 15 casais grávidos, que tiveram assim oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre a temática, de partilhar experiências e de tirar dúvidas com as profissionais de saúde.

Tendo em vista a promoção da autonomia e da responsabilidade dos casais face à gestão da saúde, através do aumento dos níveis de literacia sobre gravidez, parto, pós-parto e cuidados básicos à criança, estão agendadas mais nove sessões, até ao final de 2024, nas quais serão abordadas temáticas relacionadas com o ciclo gravítico puerperal, a amamentação, o exercício e a reabilitação, o crescimento e desenvolvimento da criança, a parentalidade e a família promotora de saúde.

De salientar ainda a importância deste projeto de promoção da literacia na gravidez e parentalidade ao nível do reforço da articulação entre Unidades de Saúde, numa ótica de desenvolvimento de um trabalho conjunto que visa a uniformização de informação e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde disponibilizados aos utentes.