A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste entregou esta quarta-feira, 29 de janeiro, “Selos de Excelência PLS – Boas Práticas de Saúde: Alimentação Mediterrânica e Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar” à APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Mirandela e à Escola EB2,3 de Carrazeda de Ansiães.

Esta distinção, que visa enaltecer o trabalho desenvolvido pelas instituições da comunidade ao nível da promoção de hábitos alimentares saudáveis tendo por base os princípios da Dieta Mediterrânica em Portugal associados à promoção de boas práticas de higiene e segurança alimentar, enquadra-se num projeto desenvolvido pela ULS do Nordeste em parceria com a Direção-Geral da Saúde e a Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Os Selos de Excelência foram entregues pelo Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, e pela Coordenadora da Unidade de Saúde Pública, Dra. Inácia Rosa, num momento simbólico que reuniu todos os elementos do Conselho de Administração e a equipa multidisciplinar que integra profissionais da Unidade de Saúde Pública e do Serviço de Nutrição.

No momento da entrega, os responsáveis da ULS do Nordeste felicitaram as instituições pelo empenho e dedicação no cumprimento dos requisitos necessários à atribuição das distinções, válidas pelo período de um ano após o qual podem vir a ser renovadas.

Enaltecendo a relevância deste projeto ao nível da promoção da saúde na comunidade, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste salientou, igualmente, a importância de que mais instituições possam vir a receber este Selo de Excelência, desafiando a equipa multidisciplinar a manter a persistência na prossecução deste projeto com impacto ao nível da obtenção de melhores resultados globais em saúde.

De realçar que a metodologia de atribuição desta distinção inclui acompanhamento e monitorização ao longo de todo o processo, que inclui a realização de ações formativas para os profissionais das instituições que aderem ao projeto.

Este Selo de Excelência faz parte das estratégias implementadas no âmbito no Plano Local de Saúde (PLS) da ULS do Nordeste, mediante o qual foram identificados três problemas de saúde prioritários na área de abrangência desta entidade, nomeadamente as doenças cérebro-cardiovasculares, doenças oncológicas e doenças mentais, tendo sido delineadas, neste âmbito, um conjunto de medidas de promoção da saúde.

 

Dieta Mediterrânica

 

A Dieta Mediterrânica é reconhecida pelos seus benefícios para a saúde, sendo baseada no consumo equilibrado de alimentos saudáveis, privilegiando o consumo de produtos vegetais, a inclusão de porções moderadas de peixe, carne e produtos lácteos, o azeite, a utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal e a água como bebida principal.

Considerada como Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco, a Dieta Mediterrânica assume-se como um modo de vida, que alia a alimentação aos hábitos culturais e sociais saudáveis.

A par dos seus efeitos positivos na longevidade e bem-estar, este modelo também promove hábitos alimentares sustentáveis, valorizando produtos sazonais e locais, o que beneficia tanto a Saúde como o Ambiente.

Este projeto de promoção da alimentação baseada nos princípios da Dieta Mediterrânica permite assim reforçar a intervenção das equipas da ULS do Nordeste na área da promoção da saúde e de prevenção da doença, contribuindo, igualmente, para o aumento da literacia em saúde da população.