A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste iniciou, nas primeiras semanas de 2025, a implementação de um novo projeto de teleconsultas em várias especialidades, reforçando assim a proximidade e acessibilidade dos cuidados de saúde em resposta às necessidades dos utentes do distrito de Bragança.
O projeto envolve o Serviço de Epidemiologia, Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (SEPCIRA), com especial foco no acompanhamento de doentes algaliados em risco de infeção, bem como as especialidades de Psiquiatria e Saúde Mental, Anestesiologia, Medicina Interna e Cuidados Paliativos.
Esta iniciativa na área da Telemedicina surge na sequência do evento Dia Digital e Telessaúde, realizado a 1 de outubro de 2024, o qual contou com uma forte adesão dos profissionais de saúde da instituição às soluções digitais disponibilizadas na área dos telecuidados. Após este encontro, foram realizadas reuniões técnicas entre os serviços envolvidos e, em articulação com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foram ultrapassadas as principais questões operacionais e tecnológicas, permitindo assim o arranque efetivo das teleconsultas na ULS do Nordeste.
O reforço dos serviços digitais na área da prestação de cuidados de saúde associado à evolução tecnológica que permite assegurar a qualidade dos serviços garantindo a privacidade e proteção de dados dos utentes, promove a melhoria do acesso em proximidade a cuidados especializados. Num distrito caracterizado pela dispersão geográfica, a disponibilização de consultas através dos canais digitais que permitem o atendimento à distância é uma medida importante para a população, contribuindo assim para a redução das deslocações às Unidades de Saúde.
Neste sentido, o Conselho de Administração da ULS do Nordeste realça o avanço significativo ao nível da prestação de cuidados de saúde associado à implementação desta nova plataforma, que potencia a eficiência ao nível do atendimento, proporcionando, igualmente, uma maior comodidade, tanto para os utentes, como para os profissionais. E considera ainda que a teleconsulta deve ser encarada como uma resposta eficaz às mudanças sociais e um passo fundamental para a melhoria contínua da acessibilidade aos cuidados de saúde no distrito de Bragança.
Este projeto reflete assim o compromisso da ULS do Nordeste em adotar soluções inovadoras e tecnológicas que permitam uma melhor resposta às necessidades dos seus utentes, promovendo um modelo de cuidados mais flexível, integrado e centrado no doente.