A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste formalizou, no dia 3 de novembro, em Chaves, um protocolo que marca um novo ciclo de cooperação institucional: a constituição da Rede Temática Regional para a Saúde Pública e Cuidados Assistenciais do Norte.
Na presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, subscreveram esta parceria a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Direção Executiva do SNS, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e as Unidades Locais de Saúde da região Norte, entre as quais a ULS do Nordeste.
A nova Rede agora criada será um espaço de articulação estratégica, de partilha de conhecimento, boas práticas, de inovação organizacional e de captação de recursos.
Trata-se de um investimento de 25 milhões de euros, financiado pela União Europeia através do FEDER, o qual se reflete em 22 projetos que vão desde a modernização tecnológica em hospitais, até à requalificação de centros de saúde, na região Norte.
Esta iniciativa, a qual a ULS do Nordeste se congratula de integrar, está alinhada com a visão do Ministério da Saúde para um Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais integrado, mais inteligente e mais sustentável. Um SNS que valoriza a proximidade, que aposta na prevenção e que reconhece o papel dos territórios na construção de respostas eficazes.