A Unidade Local de Saúde do Nordeste promoveu, no dia 26 de maio, formação em “Alergias Alimentares em contexto escolar”, direcionada para os profissionais que integram as Equipas de Saúde Escolar do distrito de Bragança.
Esta ação, organizada pela Equipa Coordenadora da Saúde Escolar da ULS do Nordeste e ministrada pela Professora Doutora Inês Pádua – Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e Coordenadora da Plataforma Alergia Alimentar Kids – permitiu aos participantes identificar os principais alergénios alimentares, reconhecer e atuar perante uma situação de reação anafilática, com intuito de melhorar as competências destes profissionais par a elaboração do Plano de Saúde Individual (PSI) de crianças e jovens com alergias alimentares, bem como esclarecer dúvidas, partilhar experiências e discutir situações reais em contexto escolar.
Esta formação é fundamental na medida em que as alergias alimentares afetam um número crescente de crianças e jovens em idade escolar, sendo a escola o local onde decorrem parte das suas refeições e consequentemente locais propícios à ocorrência de alergias alimentares, algumas de gravidade clínica. Neste sentido, a implementação de procedimentos preventivos e de atuação é fundamental nos espaços escolares, sendo necessário disseminar informação relevante sobre esta temática junto dos profissionais.
Assim, no estrito cumprimento do Despacho n.º 8297_B/2019, de 18 de setembro, vai ser ministrada formação sobre alergias alimentares pelas Equipas da Saúde Escolar da ULS do Nordeste ao pessoal docente e não docente dos Agrupamentos de Escolas do distrito de Bragança.
Os profissionais da ULS do Nordeste ficam assim melhor capacitados para disseminar a formação em alergias alimentares em contexto escolar, tendo em vista, por um lado, a atuação correta em caso de reação alérgica em contexto escolar e, por outro lado, o aumento da confiança e da segurança dos pais com crianças com alergias alimentares diagnosticadas em idade escolar.
Esta é mais uma importante iniciativa promovida pela ULS do Nordeste, no âmbito daquela que é sua missão, tendo em vista a promoção da saúde e a prevenção da doença, com ações de capacitação de diferentes agentes na comunidade que visam o aumento da literacia em saúde.


