A melhoria contínua dos serviços de saúde centrada nas necessidades dos utentes e o reforço da articulação entre os diferentes níveis de cuidados foram temas em destaque na reunião de Direções dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

A reunião foi promovida pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de CSP, e decorreu a 14 de novembro, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

Esta foi a primeira reunião após a tomada de posse dos atuais membros do Conselho de Administração, que marcaram presença neste encontro de profissionais com responsabilidades ao nível da gestão, demonstrando o seu total apoio às direções nas diferentes áreas de atuação.

A reunião, que reuniu responsáveis de diferentes categorias profissionais, nomeadamente médicos, enfermeiros e assistentes técnicos, foi iniciada pelo Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, que deu as boas-vindas a todos os profissionais, enalteceu o seu importante contributo na melhoria contínua dos serviços e dos cuidados de saúde disponibilizados à população, em particular, perante os atuais desafios que se colocam à área da Saúde.

Seguiu-se a intervenção da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, que acolheu todos os presentes, salientando o seu importante contributo ao nível da melhoria contínua dos cuidados de saúde centrados no utente numa ótica de articulação e de proximidade, sendo os CSP a “pedra basilar” e um “elemento diferenciador” no Sistema de Saúde. Face às especificidades da área de intervenção da ULS do Nordeste, a Diretora Clínica realçou ainda que é importante continuar a trabalhar numa perspetiva de transformação das eventuais dificuldades em oportunidades de melhoria dos serviços e dos cuidados de saúde, afirmando a ULS do Nordeste como uma referência no contexto nacional.

Neste encontro, foram ainda abordadas temáticas importantes ao nível da organização, planeamento e circuitos internos, tendo em vista o reforço da uniformização de procedimentos, numa ótica de melhoria contínua de resultados ao nível da resposta assistencial, com intervenções da Dra. Filipa Faria e da Enf.ª Adelaide Baptista (Enfermeira Gestora do Departamento de CSP).

Por sua vez, a Dra. Sofia Rodrigues, Gestora do Departamento de CSP e Coordenadora do Gabinete de Planeamento e Controlo, abordou questões relacionadas com a atividade contratualizada, monitorização ao nível dos indicadores de desempenho e termos de referência para a contratualização de cuidados de saúde no SNS para 2024.

Estes encontros do Departamento de CSP são um importante espaço de partilha e de reflexão entre as direções das diferentes Unidades de Saúde, numa perspetiva de melhoria contínua dos serviços e dos cuidados de saúde disponibilizados aos utentes, numa ótica de articulação e de proximidade, tendo em conta as suas necessidades e tendo por base a promoção da saúde e o aumento da literacia em saúde.