A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste alargou a realização de exames complementares de diagnóstico e terapêutica na área da Cardiopneumogia nos Centros de Saúde do Planalto Mirandês e na Unidade Hospitalar de Mirandela.
Esta medida permite a melhoria da acessibilidade dos utentes a estes exames, numa ótica de integração de cuidados de saúde.
Este reforço foi possível na sequência do aumento da equipa de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) de Cardiopneumologia da ULS do Nordeste, com mais dois elementos desde o final do ano passado, que desenvolve a sua atividade nas Unidades Hospitalares e nos Centros de Saúde do distrito de Bragança, contando, atualmente, com dez profissionais ao serviço.
Na área dos Cuidados de Saúde Primários, desde o segundo trimestre deste ano, que a população dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro pode realizar exames na área da Cardiologia – nomeadamente eletrocardiogramas, registo holter e Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial – MAPA – no Centro de Saúde, evitando assim deslocações à Unidade Hospitalar de Bragança, com ganhos significativos para os utentes, tanto ao nível do conforto, como da diminuição dos custos associados ao transporte.
Na área da Pneumologia, foram, igualmente, reforçados os exames complementares de diagnóstico e terapêutica na Unidade Hospitalar de Mirandela, nomeadamente a realização de espirometrias, permitindo dar uma resposta atempada às necessidades dos utentes deste concelho.
Assim, a ULS do Nordeste assegura a realização deste exame em proximidade em todos os concelhos do distrito de Bragança, assegurando, na prática, uma rede de espirometrias, que permite melhorar a acessibilidade da população aos cuidados de saúde na área da Pneumologia, através da eficiente articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados de Saúde Hospitalares.
A espirometria é um exame essencial ao nível da avaliação da função pulmonar, permitindo efetuar o diagnóstico precoce e objetivo de diversas doenças respiratórias, nomeadamente ao nível do diagnóstico e monitorização dos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).
De realçar que os TSDT de Cardiopneumologia da ULS do Nordeste asseguram a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, nas áreas da Cardiologia e Pneumologia, em conformidade com as melhores práticas técnico-científicas, numa ótica de integração de cuidados de saúde, assegurando uma resposta de qualidade e em segurança às necessidades dos utentes.
Estes profissionais desempenham assim uma atividade fundamental na prestação de cuidados de saúde, realizando um vasto leque de meios complementares de diagnóstico e terapêutica. São responsáveis, na área da Cardiologia, pela execução de eletrocardiogramas, registo holter, MAPA, registo de eventos e provas de esforço. E, na área da Pneumologia, realizam Provas Funcionais Respiratórias – que englobam a espirometria, pletismografia corporal, estudo da difusão do monóxido de carbono (DLCO), estudo das pressões respiratórias, provas de broncomotricidade (prova de broncodilatação e prova de broncoconstrição), oximetria de pulso, gasimetria arterial, prova de marcha de 6 minutos, doseamento de óxido nítrico no ar exalado (FeNO) –, bem como a realização de Estudos do Sono de nível III e IV.
Os TSDT de Cardipneumologia possuem competências técnicas e formação especializada para garantir a qualidade e segurança destes exames, sendo a validação dos respetivos relatórios da responsabilidade dos médicos especialistas em Cardiologia ou Pneumologia.
A disponibilização destes exames, numa ótica de integração de cuidados de saúde, traduz-se em importantes ganhos para os utentes, através da promoção da equidade ao nível do acesso e da disponibilização de cuidados de saúde de qualidade e em segurança.
Esta medida insere-se no esforço contínuo de reforço da qualidade e da capacidade de resposta da ULS do Nordeste, no âmbito da sua missão, enquanto instituição de saúde alinhada com os desígnios do Serviço Nacional de Saúde, assegurando cuidados de saúde em proximidade, integrados e centrados nas necessidades da população.


