A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) formalizaram mais uma importante parceria tendo em vista o aumento da acessibilidade dos estudantes aos serviços de saúde, nomeadamente nas áreas da vigilância e acompanhamento da saúde de utentes migrantes.

Este protocolo de cooperação engloba as áreas dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e de Saúde Pública, assegurando que os estudantes estrangeiros inscritos no IPB, com número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas sem equipa de saúde familiar atribuída, têm acesso ao atendimento e acompanhamento clínico necessários, em conformidade com os princípios da universalidade, equidade e continuidade de cuidados do SNS.

Numa perspetiva de integração e de articulação de cuidados, a ULS do Nordeste agiliza assim o agendamento, em horário dedicado, de consultas programadas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Centro de Saúde da Sé – Bragança, para que estes utentes tenham o seguimento necessário no âmbito dos programas de vigilância em curso.

Em caso de doença aguda não urgente, o atendimento destes utentes é efetuado, nos termos dos procedimentos habituais, através da Linha SNS24 (808 24 24 24) e no Centro de Saúde. E em situações urgentes, será prestado através do Serviço de Urgência.

A formalização do referido protocolo contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, do Vogal Executivo, Dr. Paulo Rogão, e do Presidente do IPB, Professor Doutor Orlando Rodrigues.

A cooperação institucional assume particular importância num contexto de crescente mobilidade académica internacional, em que a garantia de condições adequadas de saúde e bem-estar constitui um pilar essencial para a integração plena dos estudantes.

O reforço de parcerias institucionais permitirá, igualmente, potenciar recursos, assegurar uma maior eficiência na resposta às necessidades identificadas e, sobretudo, promover a equidade no acesso a cuidados de saúde seguros e de qualidade. Esta cooperação constitui, assim, uma afirmação do compromisso com a missão dos cuidados de saúde, em geral, e da ULS do Nordeste, em particular, garantindo um acompanhamento integrado e humanizado, orientado para a vigilância em saúde, o seguimento clínico regular e a resposta adequada às necessidades específicas dos estudantes estrangeiros.