A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste inicia, no próximo dia 19 de setembro, mais uma edição do Rastreio de Saúde Visual Infantil nos Centros de Saúde do distrito de Bragança, uma medida de intervenção precoce com impacto positivo na deteção de eventuais disfunções visuais nas crianças.
Atendendo à evolução dos procedimentos no âmbito do rastreio, os profissionais de enfermagem receberam, ontem, dia 14 de setembro, uma formação tendo em vista a atualização de conhecimentos neste âmbito, ministrada pelo enfermeiro responsável pelo programa de rastreio na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Enf.º João Rodrigues, com o apoio do Serviço de Informática e Comunicações da ULS do Nordeste, que decorreu em Macedo de Cavaleiros.
Esta sessão, que reuniu enfermeiros(as) e assistentes técnicos(as) dos 14 Centros de Saúde que integram a ULS do Nordeste, contou com a presença da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, e da Assessora da Direção de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, Enf.ª Adelaide Baptista.
Este projeto, com início na ULS do Nordeste em 2018, tem registado uma boa taxa de adesão das crianças elegíveis para a realização do rastreio, em linha com os resultados da ARS Norte.
De referir que o Rastreio de Saúde Visual Infantil tem como objetivo identificar todas as crianças com alterações oftalmológicas capazes de provocar ambliopia, uma disfunção visual mais conhecida como “olho preguiçoso”, que consiste na diminuição da acuidade visual de um ou dos dois olhos devido a problemas no desenvolvimento da visão durante a primeira infância.
O rastreio consiste, num primeiro momento, na avaliação de todas as crianças inscritas nos Centros de Saúde no semestre em que completam 2 anos de idade e, num segundo momento, são avaliadas as crianças no semestre em que completam 4 anos de idade.
O exame, realizado por um(a) enfermeiro(a), consiste num procedimento simples e rápido de foto-rastreio, que permite determinar, simultaneamente, se há erro refrativo e o alinhamento ocular. Em caso de necessidade de observação e/ou tratamento por um médico especialista em Oftalmologia, a criança é encaminhada para consulta nos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste.
Integrado no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, este rastreio, monitorizado e avaliado através da ARS Norte e acompanhado pela Direção-Geral da Saúde, é mais uma importante medida ao nível da promoção da saúde, em proximidade, traduzindo-se em relevantes ganhos em saúde para a comunidade.


