Ir para o conteúdo
Notícias
banner SNS24
banner site Em Linha Consigo
Banner Inquerito satisfacao_VF
banner 44 anos SNS_site
banner Vacinação Sazonal 2023
banner Medicação Crónica 2023
banner Medicação Crónica 2023
banner Encaminhamento e Triagem
Início
/
Notícias
20-10-2023

ULS do Nordeste reuniu grávidas, pais e entidades em ação de sensibilização sobre o aleitamento materno

A Unidade Local de Saúde do Nordeste promoveu uma ação de sensibilização e de reflexão sobre o aleitamento materno, que reuniu grávidas/casais, pais de crianças até aos 36 meses e entidades que tiveram oportunidade de trocar ideias e experiências acerca desta temática.

Sob o mote “Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, este encontro, que decorreu no dia 07 de outubro, no Centro Cultural Municipal de Bragança, teve início com uma sessão de boas-vindas na qual participaram o Enfermeiro Diretor da ULS do Nordeste, Enf.º Urbano Rodrigues, a Vereadora da Câmara Municipal de Bragança, Dra. Fernanda Silva, a médica Pediatra da ULS do Nordeste, Dra. Clara Preto, e a Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica da ULS do Nordeste, Enf.ª Conceição Tomé. E as intervenções foram unânimes em relação à pertinência do tema e à necessidade de promover a reflexão entre grávidas/casais e pais e as entidades com intervenção na comunidade.

Assim, a atividade, organizada no âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno,  prosseguiu durante a tarde com a apresentação de testemunhos de uma mãe e de um pai sobre experiências de amamentação, em que tiveram, nesta fase, um papel ativo para que as crianças continuassem a ser alimentadas com leite materno após o regresso das mães ao trabalho.

Seguiu-se uma dinâmica que permitiu a partilha de experiências e de opiniões entre todos os participantes, que se organizaram em mesas temáticas, para abordar a temática do aleitamento materno na perspetiva dos Pais, dos Empregadores, da Comunidade, do Governo e do Sistema de Saúde. No final, cada grupo apresentou as oportunidades e dificuldades nas diferentes perspetivas e sugeriu algumas medidas que podem facilitar a manutenção da amamentação, em particular, durante a fase de retorno ao trabalho da mãe.

Esta iniciativa, que reuniu grávidas/casais e pais de crianças até aos 36 meses, contou ainda com a participação de diversas entidades, entre as quais o Município de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), e a Santa Casa da Misericórdia de Bragança.

Esta atividade foi promovida pela equipa de enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica dos Cuidados de Saúde Primários e por alguns médicos especialistas em Pediatria e médicos internos de Medicina Geral e Familiar, que pretendem dar continuidade às ações de promoção do aleitamento materno na comunidade.


Partilhar:
in Donec non Curabitur neque. et, Praesent massa