A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança, inaugurada a 11 de março de 2006, completa hoje 18 anos ao serviço da população do distrito.

Este importante meio de emergência médica pré-hospitalar, integrado no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança e respetivo Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, atua em articulação e comando centralizado do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), sendo ativada na sequência dos pedidos de socorro efetuados através do número de emergência 112.

A VMER de Bragança, que assegura o socorro nos 12 concelhos do distrito, está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, com uma taxa de operacionalidade próxima de 100 por cento.

Em 2023, este meio de socorro foi chamado a intervir em 726 situações, que, pela sua gravidade e complexidade, exigiram a pronta intervenção de uma equipa diferenciada com formação e treino em Suporte Avançado de Vida e abordagem ao doente crítico.

Trata-se, na sua maioria, de situações de doença súbita grave – relacionadas, por exemplo, com alteração do estado de consciência, insuficiência cardiorrespiratória, enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, paragem cardiorrespiratória -, acidentes de viação e de trabalho.

A equipa, constituída por um médico e um enfermeiro, dispõe de conhecimento científico e equipamento técnico que permite dar resposta a situações do foro médico e/ou traumatológico (suporte respiratório com ventilador invasivo e não invasivo, suporte cardiovascular, compressor cardíaco automático, cinto pélvico, material de estabilização para vítimas de trauma grave, kit de partos, entre outros).

A intervenção pré-hospitalar tem como principal objetivo a estabilização de vítimas em idade adulta e pediátrica, bem como o acompanhamento médico durante o transporte para a respetiva Unidade Hospitalar.

Este meio de socorro assume uma particular importância num distrito marcado pela dispersão geográfica, com infraestruturas rodoviárias com características de montanha e condições atmosféricas adversas, o que torna as missões de socorro mais exigentes.

Neste contexto, a VMER de Bragança articula com os restantes meios de emergência pré-hospitalar do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica instalados no distrito, nomeadamente o Helicóptero de Macedo de Cavaleiros e as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), no sentido de dar a resposta adequada às necessidades dos doentes.

De realçar que a VMER de Bragança conta com novas instalações, cuja localização da nova base junto à entrada principal da Unidade Hospitalar permite acesso direto e privilegiado à via pública com impacto ao nível da prontidão no socorro, e que contribuem, igualmente, para um maior conforto da equipa.

A equipa da VMER de Bragança, que integra 25 médicos e 23 enfermeiros, conta com a coordenação médica do Dr. Rui Terras e com a coordenação de enfermagem do Enf.º Norberto Silva, que, ao longo de 18 anos de atividade deste meio de socorro, enaltecem o seu importante contributo ao nível do reforço da segurança e qualidade dos cuidados de saúde diferenciados em ambiente pré-hospitalar disponibilizados, numa ótica de proximidade, à população do distrito de Bragança.