Decorreu na Sala de Formação do Centro de Saúde de Mirandela 2 o workshop “Feridas: da Caracterização ao Tratamento”, um evento formativo, organizado conjuntamente pelos Cuidados Saúde Primários e pelos Cuidados Hospitalares locais, em contexto de formação interna.
O workshop teve início com uma apresentação da iniciativa, pela Comissão Organizadora, integrada pelas enfermeiras Isabel Lopes, Laurinda Martins e Natália Silva. Ao longo do dia, foram abordados diversos temas relacionados com a caraterização e tratamento de feridas, proporcionando uma
oportunidade valiosa para a atualização de conhecimentos e a troca de experiências nessa área entre os profissionais de saúde.
A primeira abordagem, intitulada “Conceitos, Tratamento e Registo de Feridas: Avaliação de Enfermagem no Serviço de Cirurgia da Unidade Hospitalar de Mirandela” (UHM) esteve a cargo dos profissionais de Enfermagem Ana Luísa, Fernando Clemente e Susana Chambel, do Serviço de Cirurgia da UHM. Esteve em destaque a importância da avaliação de Enfermagem no Serviço de Cirurgia, destacando métodos de tratamento e registo eficazes para feridas.
Seguiu-se a intervenção sobre “Feridas: Registo de Enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários”, pela Enf.ª Vanda Rocha, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Mirandela (UCC). Esta discussão centrou-se nos procedimentos de registo de enfermagem específicos para Cuidados de Saúde Primários, sublinhando a continuidade e a consistência dos cuidados prestados.
“Terapia de Pressão Negativa: Um Estudo de Caso” foi o tema apresentado pela Enf.ª Isabel Lopes, do Serviço de Cirurgia da UHM, que mostrou um estudo de caso detalhado sobre a aplicação da terapia de pressão negativa no tratamento de feridas, evidenciando os benefícios e as técnicas associadas a este método.
Coube à Enf.ª Sara Santos, da UCC de Mirandela, abordar a “Terapia Compressiva: Um Estudo de Caso”, explorando os materiais e técnicas utilizados para este tipo de tratamento.
Além das apresentações teóricas, houve tempo dedicado à demonstração e esclarecimento sobre produtos e equipamentos existentes na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, no contexto da terapia por pressão negativa e terapia compressiva, por parte da indústria farmacêutica. Destaca-se a apresentação de produtos inovadores como: Pico14, apósitos, kits de ligaduras multicamadas compressivas, utilizadas no tratamento de eleição de úlceras venosas, realçando a evidência de grau A.
Foi um dia repleto de aprendizagem e troca de conhecimentos, reforçando o compromisso com a formação contínua e a melhoria dos cuidados prestados aos doentes com feridas.
Este workshop, organizado em conjunto entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados Hospitalares da ULS do Nordeste evidenciou e reforçou a proximidade entre os diversos níveis de cuidados prestados aos utentes e a importância da comunicação entre pares.
Eventos desta natureza são reflexo da dedicação em proporcionar formação de qualidade aos profissionais de saúde, capacitando-os com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no tratamento de feridas.
Avaliando pela adesão, o evento foi um sucesso, deixando à Comissão Organizadora perspetivas de repetir a experiência.
